E foi lançado o VirtualBox 6.1.18 com suporte completo para o Kernel 5.10 LTS. Confiras as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.
Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 6.1.18.
Novidades do VirtualBox 6.1.18
O VirtualBox 6.1.18 chega cerca de três meses após o VirtualBox 6.1.16 e é o primeiro lançamento a apresentar suporte completo para a mais recente e melhor série de kernel Linux 5.10 LTS, que está disponível para hosts e convidados Linux.
Claro, isso significa que você será capaz de executar distribuições Linux com o kernel Linux 5.10 LTS como uma máquina virtual dentro do VirtualBox, bem como instalar o VirtualBox em um sistema Linux executando o kernel Linux 5.10 LTS.
Além disso, o VirtualBox 6.1.18 melhora o recurso de pasta compartilhada para usuários do Linux, corrigindo um erro que ocorreu ao tentar remontar uma pasta compartilhada em um convidado Linux.
Também para sistemas Linux, esta versão melhora as Adições de Convidados adicionando melhor compatibilidade de compilação com sistemas CentOS 8.2-2004 e posteriores, bem como com sistemas executando os kernels Linux 3.2.0 a 3.2.50, e corrige um erro de segfault de máquina virtual que ocorreu em operações de copiar/colar ao usar a área de transferência compartilhada no X11.
Entre outras melhorias, esta versão corrige alguns problemas com a reprodução de áudio, que ocorriam depois que o host entrava em hibernação, melhora a manipulação do parâmetro mss no NAT e corrige o adaptador Ethernet somente do host para garantir que o sistema operacional convidado receba o IP do DHCP ao reiniciar o host.
Alguns travamentos que ocorriam durante a execução de convidados aninhados SMP em hosts Intel também foram corrigidos e o dispositivo virtual de rede somente de host foi atualizado para não inserir somas de verificação incorretas.
Por fim, o VirtualBox 6.1.18 melhora a análise dos parâmetros da instância da nuvem na importação e na documentação.
Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.
Como instalar ou atualizar o VirtualBox
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.