E foi lançado o Vim 9.1 com suporte para rolagem suave, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
Vim (uma contração de Vi IMproved, em português Vi Melhorado) é um clone do programa editor de textos vi para Unix de Bill Joy. Ele foi escrito por Bram Moolenaar baseado na fonte para um porte do editor Stevie para o Amiga com a primeiro lançamento público em 1991.
O Vim é destinado para uso a partir tanto de uma interface de linha de comando como uma aplicação isolada em uma interface gráfica de usuário.
É um software livre e de código aberto e é lançado sob uma licença que inclui algumas cláusulas de caridade, encorajando os usuários que se juntarem ao software a considerar a doação para crianças da Uganda.
A licença é compatível com a GNU General Public License por meio de uma cláusula especial permitindo a distribuição de cópias modificadas “sob a GNU GPL versão 2 ou qualquer versão posterior”.
Agora, esse editor de texto de código aberto e altamente configurável, foi atualizado para a versão 9.1, uma versão que corrige principalmente vários bugs, mas também introduz alguns novos recursos e melhorias.
Novidades do Vim 9.1
O Vim 9.1 chega um ano e meio após o lançamento principal do Vim 9.0 e implementa vários novos recursos, como suporte para rolagem suave, um novo comando :defer para ajudar a limpar uma função, suporte para adicionar texto virtual a um buffer, também como suporte para classes e objetos Vim9 para a linguagem de script Vim9.
Esta versão, dedicada ao falecido Bram Moolenaar, também atualiza o comando xxd que permite transformar um arquivo no Vim em uma representação hexadecimal para oferecer suporte à saída colorida e permitir que os usuários revertam dumps de bits.
Nas próprias palavras dos responsáveis pelo software:
“Este lançamento é dedicado a Bram Moolenaar, desenvolvedor líder do Vim por mais de 30 anos, que faleceu há meio ano. O projeto Vim não existiria sem o trabalho dele!”
A partir desta versão, o Vim foi atualizado para o sistema operacional OpenVMS multiusuário, multiprocessamento e baseado em memória virtual, vem com um plugin EditorConfig por padrão e inclui algumas novas funções, comandos automáticos, comandos ex e opções (uma lista completa está disponível aqui).
Como mencionado anteriormente, o Vim 9.1 é principalmente uma versão de correção de bugs, o que significa que muitos bugs foram corrigidos desde o lançamento do Vim 9.0, abordando buffer overflows, problemas com acesso inseguro à memória, vazamentos de memória, bem como possíveis travamentos.
Os desenvolvedores também observam o fato de que a partir do Vim 9.1 o Vim FTP Server não está mais disponível, dizendo que o tesouro para sua aposentadoria é que ele não é mais usado para distribuir artefatos aos usuários. Agora é recomendado que os usuários usem o repositório git.
Para saber mais sobre essa versão do Vim, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Vim
Vim está disponível nos repositórios padrão das distribuições linux e pode ser instalado usando apenas o software de gerenciamento de pacotes destas.
Ele também está disponível para download agora mesmo no site oficial como um tarball de fonte, mas você também pode instalá-lo como um aplicativo Flatpak do Flathub ou executá-lo como um aplicativo portátil usando o binário AppImage oficial daqui.