E foi lançado o Ventoy 1.0.99 com melhorias na inicialização EFI, e mais. Confira as novidades e veja como instalar.
Ventoy, uma ferramenta para criar um drive USB inicializável simplesmente copiando o ISO para o USB. Ele está disponível para Microsoft Windows e Linux e pode criar drives USB inicializáveis contendo arquivos ISO do Linux e do Windows.
Você precisa instalar o Ventoy em um drive USB, então toda vez que você quiser criar um drive USB inicializável, tudo que você precisa fazer é copiar o ISO para o USB.
Não há necessidade de formatar a unidade USB. Você pode copiar quantos arquivos ISO desejar (até mesmo ISOs combinados do Windows e Linux) e, ao inicializar a partir do USB, Ventoy mostra uma lista de arquivos ISO disponíveis, permitindo que você inicialize a partir daquele que você selecionar.
Além do mais, como você não precisa formatar a unidade USB, pode continuar a usá-la para outros fins. Então você pode copiar outros arquivos para o USB, e não vai interferir no Ventoy.
Para completar, o Ventoy suporta tanto legado quanto UEFI Secure Boot, tem suporte persistente para algumas distribuições Linux, tem suporte para instalação automática (para distribuições Windows e Linux que suportam isso) e suporta arquivos ISO maiores que 4 GB.
Além disso, como dito antes, você pode atualizar o Ventoy sem ter que reformatar o disco USB.
Agora, o Ventoy foi atualizado para a versão 1.0.99.
Novidades do Ventoy 1.0.99
Uma das principais melhorias no Ventoy 1.0.99 é o aprimoramento dos arquivos de inicialização EFI.
Esta melhoria crucial beneficia diretamente os usuários que dependem de sistemas baseados em EFI, garantindo melhor compatibilidade e funcionalidade em vários sistemas de computador.
Além disso, a atualização resolve um erro persistente com o Linpus Lite – uma versão leve do Linux escrita para rodar em dispositivos com hardware de baixo custo, como netbooks.
Outra correção crítica introduzida nesta versão aborda um bug com o recurso VTOY_LINUX_REMOUNT nas versões mais recentes do openSUSE.
Anteriormente, os usuários relataram que as alterações feitas nesta configuração não estavam surtindo efeito, mas o problema agora foi resolvido, conforme indicado pelo problema encerrado nº 2551 na página GitHub do Ventoy.
O Ventoy 1.0.99 também traz uma solução para usuários que tentam instalar o Ventoy em dispositivos “/dev/mdX”, que normalmente estão associados a configurações RAID.
Essa correção é particularmente importante para usuários avançados que utilizam matrizes RAID para aumentar a confiabilidade ou o desempenho dos dados.
Por fim, aprimorando o suporte à base global de usuários, o Ventoy 1.0.99 também inclui atualizações para “idiomas.json”, o que provavelmente expande ou refina o suporte a idiomas da ferramenta, garantindo uma experiência mais amigável para quem não fala inglês.
Para saber mais sobre essa versão do Ventoy, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Ventoy
Os arquivos do programa podem ser baixados na página GitHub do projeto.
Para instalar no Linux, baixe e extraia o arquivo Ventoy.tar.gz e você encontrará 3 pastas, bem como 2 scripts, Ventoy2Disk.sh para instalar Ventoy em uma unidade USB e CreatePersistentImg.sh para criar uma imagem persistente para usar com Ventoy.
Ou use este tutorial:
Como instalar o gravador de imagem ISO Ventoy no Linux
Como instalar o gravador de ISO Ventoy no Linux via AppImage
Por fim, para saber como instalar usar o Ventoy, verifique sua documentação.