Ventoy 1.0.98 lançado com correções de problemas de inicialização

E foi lançado o Ventoy 1.0.98 com correções de problemas de inicialização, e mais. Confira as novidades e veja como instalar.

Ventoy, uma ferramenta para criar um drive USB inicializável simplesmente copiando o ISO para o USB. Ele está disponível para Microsoft Windows e Linux e pode criar drives USB inicializáveis ​​contendo arquivos ISO do Linux e do Windows.

Você precisa instalar o Ventoy em um drive USB, então toda vez que você quiser criar um drive USB inicializável, tudo que você precisa fazer é copiar o ISO para o USB.

Não há necessidade de formatar a unidade USB. Você pode copiar quantos arquivos ISO desejar (até mesmo ISOs combinados do Windows e Linux) e, ao inicializar a partir do USB, Ventoy mostra uma lista de arquivos ISO disponíveis, permitindo que você inicialize a partir daquele que você selecionar.

Além do mais, como você não precisa formatar a unidade USB, pode continuar a usá-la para outros fins. Então você pode copiar outros arquivos para o USB, e não vai interferir no Ventoy.

Para completar, o Ventoy suporta tanto legado quanto UEFI Secure Boot, tem suporte persistente para algumas distribuições Linux, tem suporte para instalação automática (para distribuições Windows e Linux que suportam isso) e suporta arquivos ISO maiores que 4 GB.

Além disso, como dito antes, você pode atualizar o Ventoy sem ter que reformatar o disco USB.

Agora, o Ventoy foi atualizado para a versão 1.0.98.

Novidades do Ventoy 1.0.98

Ventoy 1.0.98 lançado com correções de problemas de inicialização
Ventoy 1.0.98 lançado com correções de problemas de inicialização

A principal atualização desta versão inclui uma revisão dos arquivos de inicialização EFI, um componente vital para a funcionalidade do software em diferentes plataformas de hardware.

Isso garante que os usuários se beneficiem de um processo de inicialização mais suave e confiável ao usar unidades USB criadas com Ventoy.

Abordando ainda mais a compatibilidade, a atualização corrige um problema particularmente incômodo: Ventoy não conseguia reconhecer sistemas de arquivos Ext4 criados usando a versão mais recente do editor de partições GParted.

Além disso, o lançamento resolve um bug que afeta o recurso VTOY_LINUX_REMOUNT, que anteriormente não funcionava corretamente no Red Hat Enterprise Linux 9.

Ventoy 1.0.98 também aborda problemas de inicialização específicos das versões mais recentes do Arch Linux. Da mesma forma, o KaOS mais recente recebe os patches necessários para corrigir problemas de inicialização, garantindo suporte e estabilidade mais amplos.

Por último, as notas de lançamento do Ventoy 1.0.98 mencionam atualizações no arquivo “idiomas.json”, que fornece suporte de idioma preciso em toda a interface de usuário da ferramenta e a torna mais acessível para uma base de usuários global.

Para saber mais sobre essa versão do Ventoy, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ventoy

Os arquivos do programa podem ser baixados na página GitHub do projeto.

Para instalar no Linux, baixe e extraia o arquivo Ventoy.tar.gz e você encontrará 3 pastas, bem como 2 scripts, Ventoy2Disk.sh para instalar Ventoy em uma unidade USB e CreatePersistentImg.sh para criar uma imagem persistente para usar com Ventoy.

Ou use este tutorial:
Como instalar o gravador de imagem ISO Ventoy no Linux
Como instalar o gravador de ISO Ventoy no Linux via AppImage
Por fim, para saber como instalar usar o Ventoy, verifique sua documentação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.