E foi lançado o Ventoy 1.0.87 lançado com suporte para Dell PER ISOs, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.
Ventoy, uma ferramenta para criar um drive USB inicializável simplesmente copiando o ISO para o USB. Ele está disponível para Microsoft Windows e Linux e pode criar drives USB inicializáveis contendo arquivos ISO do Linux e do Windows.
Você precisa instalar o Ventoy em um drive USB, então toda vez que você quiser criar um drive USB inicializável, tudo que você precisa fazer é copiar o ISO para o USB.
Não há necessidade de formatar a unidade USB. Você pode copiar quantos arquivos ISO desejar (até mesmo ISOs combinados do Windows e Linux) e, ao inicializar a partir do USB, Ventoy mostra uma lista de arquivos ISO disponíveis, permitindo que você inicialize a partir daquele que você selecionar.
Além do mais, como você não precisa formatar a unidade USB, pode continuar a usá-la para outros fins. Então você pode copiar outros arquivos para o USB, e não vai interferir no Ventoy.
Para completar, o Ventoy suporta tanto legado quanto UEFI Secure Boot, tem suporte persistente para algumas distribuições Linux, tem suporte para instalação automática (para distribuições Windows e Linux que suportam isso) e suporta arquivos ISO maiores que 4 GB.
Além disso, como dito antes, você pode atualizar o Ventoy sem ter que reformatar o disco USB.
Agora, o Ventoy foi atualizado para a versão 1.0.80, um lançamento importante que eleva os ISOs suportados para mais de 1000 e também traz vários novos recursos e melhorias.
Novidades do Ventoy 1.0.87
O Ventoy 1.0.87 foi lançado hoje para esta solução USB inicializável de plataforma cruzada e de código aberto que permite criar unidades USB de inicialização múltipla para arquivos ISO, WIM, IMG, VHD(x) e EFI, suportando vários tipos de sistema operacional e plataformas, incluindo Linux, Unix, ChromeOS, VMware, Windows, WinPE, etc.
A nova versão do Ventoy está aqui com suporte para o arquivo Lenovo Product Recovery ISO, bem como o arquivo ISO inicializável específico da plataforma Dell. Além disso, o modo GRUB2 foi atualizado para oferecer suporte a imagens ISO da distribuição Porteus Linux.
Para sua conveniência, o Ventoy 1.0.87 adiciona um novo retorno à opção de menu anterior no menu de inicialização secundário, adiciona um valor máximo para a opção de resolução de tela no plug-in do tema Ventoy, oferece suporte ao arquivo VENTOY_CHECKSUM para correspondência de valor de soma de verificação e apresenta novos idiomas de menu .
Entre os bugs corrigidos nesta atualização, há um problema que criava um item em branco no final do menu de seleção de idioma, um problema de exibição de menu ao usar persistência, um problema de caminho de arquivo ao usar soma de verificação de arquivo no modo de navegação F2, um problema de título de menu, bem como um problema ao inicializar arquivos VHD/VHDX em uma partição lógica estendida no modo de navegação F2.
Além disso, o Ventoy 1.0.87 adiciona suporte ao estilo BSD para arquivos de soma de verificação .md5, .sha1, .sh256 e .sha512, desativa as teclas de atalho Fn nos menus de instalação automática, persistência e seleção WIM e atualiza o arquivo language.json.
Para saber mais sobre essa versão do Ventoy, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Ventoy
Os arquivos do programa podem ser baixados na página GitHub do projeto.
Para instalar no Linux, baixe e extraia o arquivo Ventoy.tar.gz e você encontrará 3 pastas, bem como 2 scripts, Ventoy2Disk.sh para instalar Ventoy em uma unidade USB e CreatePersistentImg.sh para criar uma imagem persistente para usar com Ventoy.
Ou use este tutorial:
Como instalar o gravador de imagem ISO Ventoy no Linux
Por fim, para saber como instalar usar o Ventoy, verifique sua documentação.
Muito bom amigo, vc tem contribuído muito com os usuários do linux.