Ventoy 1.0.76 lançado com suporte para novos ISOs, e muito mais

E foi lançado o Ventoy 1.0.76 com suporte para novos ISOs, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar esse utilitário.

Ventoy, uma ferramenta para criar um drive USB inicializável simplesmente copiando o ISO para o USB. Ele está disponível para Microsoft Windows e Linux e pode criar drives USB inicializáveis ​​contendo arquivos ISO do Linux e do Windows.

Você precisa instalar o Ventoy em um drive USB, então toda vez que você quiser criar um drive USB inicializável, tudo que você precisa fazer é copiar o ISO para o USB.

Não há necessidade de formatar a unidade USB. Você pode copiar quantos arquivos ISO desejar (até mesmo ISOs combinados do Windows e Linux) e, ao inicializar a partir do USB, Ventoy mostra uma lista de arquivos ISO disponíveis, permitindo que você inicialize a partir daquele que você selecionar.

Além do mais, como você não precisa formatar a unidade USB, pode continuar a usá-la para outros fins. Então você pode copiar outros arquivos para o USB, e não vai interferir no Ventoy.

Para completar, o Ventoy suporta tanto legado quanto UEFI Secure Boot, tem suporte persistente para algumas distribuições Linux, tem suporte para instalação automática (para distribuições Windows e Linux que suportam isso) e suporta arquivos ISO maiores que 4 GB.

Além disso, como dito antes, você pode atualizar o Ventoy sem ter que reformatar o disco USB.

Agora, Ventoy foi atualizado para a versão 1.0.76, uma versão que apresenta suporte para novos ISOs, novos recursos e várias melhorias.

Novidades do Ventoy 1.0.76

Ventoy 1.0.76 lançado com suporte para novos ISOs, e muito mais
Ventoy 1.0.76 lançado com suporte para novos ISOs, e muito mais

O Ventoy 1.0.76 é a versão mais recente deste poderoso e amado criador USB multiboot, que finalmente habilita a opção de suporte Secure Boot por padrão ao instalar o Ventoy em sua unidade flash USB.

Além disso, esta versão melhora o registro de chaves para Secure Boot com Super UEFIinSecureBoot Disk 3-3.

Para completar, a nova versão adiciona suporte para a recém lançada distribuição experimental EasyOS 4.0 GNU/Linux baseada em várias tecnologias Puppy Linux, juntamente com suporte para redimensionar a partição EasyOS durante a primeira inicialização.

Entre outras mudanças, o Ventoy 1.0.76 adiciona suporte para o sistema operacional de endpoint de cliente fino Stratodesk NoTouch, permite o uso automático do modo memdisk/grub2/wimboot se o nome do arquivo ISO contiver um identificador especial, atualiza várias traduções de idiomas e corrige um bug que ocorreu ao inicializar o arquivo linux vdisk (.vtoy) no modo Legacy BIOS com F2 ou ventoy_grub.cfg.

Para saber mais sobre essa versão do Ventoy, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ventoy

Os arquivos do programa podem ser baixados na página GitHub do projeto.

Para instalar no Linux, baixe extraia o arquivo Ventoy.tar.gz e você encontrará 3 pastas, bem como 2 scripts, Ventoy2Disk.sh para instalar Ventoy em uma unidade USB e CreatePersistentImg.sh para criar uma imagem persistente para usar com Ventoy.

Ao baixar o binário Ventoy mais recente, você notará alguns executáveis ​​da GUI Ventoy: VentoyGUI.x86_64, VentoyGUI.aarch64, VentoyGUI.i386 e VentoyGUI.mips64el.

Para executá-lo, tudo que você precisa fazer é clicar duas vezes no executável VentoyGUI correspondente à sua arquitetura de sistema operacional (se você for um usuário de desktop, é provável que esteja usando uma arquitetura x86_64, então clique duas vezes em VentoyGUI.x86_64).

Caso o clique duplo no executável não funcione, abra um terminal, navegue até a pasta onde você extraiu Ventoy e execute-o usando, por exemplo, para a arquitetura x86_64:
./VentoyGUI.x86_64

Na página de download, você também pode baixar a imagem ISO live, caso queira usar o aplicativo sem instalar.

Por fim, para saber como instalar usar o Ventoy, verifique sua documentação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.