Veja os 4 sistemas Linux mobile em execução no PinePhone

Se você quer saber quais são as opções de sistemas para o telefone de baixo custo da Pine64, veja os 4 sistemas Linux mobile em execução no PinePhone.

O smartphone Linux PinePhone tem deixado muitas pessoas super empolgadas. E uma das razões pelas quais essas pessoas estão tão empolgadas com esse gadget em vez de, digamos, o caro Purism Librem 5, é a amplitude do suporte ao SO mobile planejado para ele.

Veja os 4 sistemas Linux mobile em execução no PinePhone
Veja os 4 sistemas Linux mobile em execução no PinePhone

Há apenas algo “Linux-y” inato sobre ter uma plataforma de hardware acessível que os projetos de software são gratuitos e incentivados a desenvolver, ampliar, explorar, expandir etc.

Não gosta do sistema operacional padrão? Troque por outro! Não gosta disso? Tente outra coisa!

O PinePhone permite que você mude de distro no seu telefone! Existem vários sistemas operacionais móveis Linux planejando dar suporte ao dispositivo. E como o cartão SD é inicializável, também será fácil alternar entre sistemas!

Veja os 4 sistemas Linux mobile em execução no PinePhone

No vídeo abaixo (filmado e enviado ela Pine64, provavelmente), vislumbramos 4 sistemas operacionais móveis Linux atualmente em desenvolvimento ativo para o PinePhone de primeira geração:

  • Ubuntu Touch
  • PostMarketOS (with Phosh)
  • KDE Neon (com Plasma Mobile)
  • LuneOS


Agora, lembre-se de que tudo o que é mostrado no vídeo (incluindo o próprio hardware) ainda está sendo ajustado. Nada mostrado no vídeo é “final”.

O PinePhone entra em geral no início do próximo ano. O preço será de U$$ 149. O SO padrão é, por escrito, indeciso.

Quer um mais cedo? A edição PinePhone Brave Heart já está disponível para compra, embora seja destinada exclusivamente a entusiastas e desenvolvedores, bem como a usuários que não se importam com bugs e recursos ausentes.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 429

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.