E vazaram os primeiros detalhes sobre os chips mobile Intel Meteor Lake via Igor’s Lab. Confira os detalhes desses processadores.
A Intel deve lançar seus chips Core “Raptor Lake” de 13ª geração neste outono, mas os detalhes sobre o próximo processador de próxima geração já estão começando a surgir.
O Igor’s Lab publicou o que parece ser uma documentação da Intel vazada, mostrando alguns dos recursos dos processadores Core de 14ª geração da Intel baseados na arquitetura “Meteor Lake”, que devem ser lançados no segundo semestre de 2023.
Vazaram os primeiros detalhes sobre os chips mobile Intel Meteor Lake
As imagens fornecem detalhes sobre os chips das séries Meteor Lake-U, -P e -H, que provavelmente cairão nas faixas de potência de 15W, 28W e 45W, respectivamente.
Assim como os atuais processadores Alder Lake de 12ª geração, os novos chips apresentarão uma arquitetura híbrida que combina diferentes tipos de núcleos de CPU.
Mas enquanto os chips Alder Lake combinam núcleos de eficiência e desempenho, parece que a Intel planeja introduzir núcleos de baixa eficiência energética com o Meteor Lake, o que pode levar a um consumo de energia reduzido enquanto ocioso ou durante a execução de tarefas menos exigentes.
E isso pode levar a uma vida útil mais longa da bateria.
Diz-se que os chips Meteor Lake-U apresentam até 12 núcleos de CPU, enquanto os chips -P e -H suportam até 14 núcleos (6 Performance + 8 Efficiency).
Não está claro se os novos LP E-cores estão incluídos nesses 8 núcleos de eficiência ou se, como a CNX Software supõe, eles podem ser um novo tipo de coprocessador que não está incluído nessa lista.
A Intel também parece estar planejando atualizar seus gráficos integrados, com gráficos Intel Iris Xe LPG apresentando até 128 unidades de execução (os chips atuais com gráficos Iris Xe tendem a chegar a 96eu).
Outros recursos incluem suporte para:
- Até 64 GB de LPDDR5/5X-7467 ou 96 GB de memória DDR5-5600
- PCIe Gen 5 (1 x8 pistas)
- PCIe Gen 4 (3 x4 pistas)
- Até 4 portas Thunderbolt 4
- Wi-Fi 6E
- Bluetooth 5.2
- Gigabit Ethernet
- HDMI 2.1
- DisplayPort 2.1
- EDP duplo de baixa potência 1.4b
Há também suporte acelerado por hardware para codificação de vídeo AV1 de baixa potência e uma unidade de processamento de visão integrada (VPU).
Os chips Meteor Lake serão a primeira fabricação da Intel usando um processo de 7 nm (que a Intel está chamando de Intel 4 para fins de marketing), e espera-se que eles suportem Windows, Linux e Chrome OS.
Você pode encontrar mais detalhes no Igor’s Lab.