Segundo informações de Kuba Wojciechowski, vazaram os detalhes do Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 4, o chip baseados no designs da Nuvia.
Os processadores da Qualcomm para laptops e desktops podem obter um grande aumento de velocidade no próximo ano.
Embora os chips Qualcomm Snapdragon 8cx mais recentes sejam muito mais poderosos do que a geração anterior, eles ainda lutam para competir com os mais recentes processadores Intel, AMD ou Apple.
Mas a Qualcomm tem um plano para recuperar o atraso. Há alguns anos, a empresa adquiriu uma startup chamada Nuvia, fundada por ex-funcionários da Apple que trabalharam nos processadores dessa empresa.
Os primeiros chips da Qualcomm baseados nos designs da Nuvia podem chegar em 2024, e agora Kuba Wojciechowski afirma ter novos detalhes sobre o que esperar.
First of all – the CPU.
As I previously leaked, the highest model of Hamoa has 8 performance cores and 4 power efficient ones. Qualcomm is testing the chip at ~3.4GHz (performance cores) and ~2.5GHz (efficient cores).— Kuba Wojciechowski⚡ (@Za_Raczke) January 20, 2023
Vazaram os detalhes do Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 4
De acordo com Wojciechowski, o chip tem o nome de código “Hamoa” e suportará até 12 núcleos:
- Até 8 núcleos de desempenho em até 3,4 GHz
- Até 4 núcleos de eficiência em até 2,5 GHz
Wojciechowski diz que cada bloco de quatro núcleos tem 12 MB de cache L2 compartilhado e 8 MB de cache L3, mais 12 MB de cache no nível do sistema e 4 MB para gráficos.
Os chips supostamente apresentarão os mesmos gráficos Adreno 740 do processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, com suporte para APIs gráficas DirectX 12 e Vulkan 1.3, bem como OpenCL e DirectML. E o chip de 12 núcleos de maior desempenho da Qualcomm também oferece suporte a gráficos discretos graças às 8 pistas do PCIe 4.0.
Espera-se que outros recursos incluam suporte para até 64 GB de memória LPDDR5x de 8 canais, suporte para armazenamento PCIe 4.0 NVMe e/ou UFS 4.0.
Há também suporte para WiFi 7, um Qualcomm Hexagon Tensor Processor com até 45 TOPS de desempenho AI e suporte para até três portas Thunderbolt 4 e duas portas USB 3.1 com suporte para velocidades de 10 Gbps.
De acordo com Wojciechowski, o chip pode decodificar vídeo em resoluções de até 4K/120fps e codificar vídeo 4K/60fps e pode controlar até três monitores, incluindo um monitor 5K e dois monitores 4K.
Provavelmente é melhor levar tudo isso com alguns grãos de sal. Não apenas é possível que algumas das informações do vazamento sejam imprecisas, mas também é possível que os planos da Qualcomm mudem no próximo ano.
Mas parece que os chips da Qualcomm para dispositivos Windows e ChromeOS podem estar a caminho de oferecer grandes ganhos de desempenho nos próximos um ou dois anos, embora eles estejam competindo com chips de última geração da Apple, Intel e AMD quando chegarem