Uma recente atualização do cliente Steam está criando a expectativa de que a Valve poderá lançar um cliente Steam Linux de 64 bits nativo. Confira os detalhes e entenda.
- Como instalar o salvador de jogos do Steam Steamback no Linux
- Voyager GS Gamers – um Ubuntu LTS voltado para jogos
- Steam Deck suporta boot duplo e boot a partir de um cartão microSD
O cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Esse recurso também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.
O programa também conta com um sistema de amigos, que permite ao usuário criar uma rede de contatos online, com os quais pode jogar, trocar ítens, interagir no chat e muito mais.
Valve poderá lançar um cliente Steam Linux de 64 bits nativo
A Valve lançou recentemente uma nova versão estável de seu cliente Steam para plataformas Windows, Mac e Linux.
Essa atualização traz apenas duas mudanças, uma das quais, pode sinalizar que a Valve poderá lançar um cliente Steam Linux de 64 bits muito em breve.
A Valve certamente não é a última desenvolvedora de software no mundo que ainda oferece versões de 32 bits de seus aplicativos, mas como o mundo mudou para aplicativos e sistemas operacionais de 64 bits, eles também serão forçados mudar muito em breve.
A Apple, por exemplo, já chutou o balde com o próximo sistema operacional macOS Mojave 10.14, que estará disponível no final deste ano. A empresa está suspendendo o suporte a aplicativos de 32 bits e incentivando os desenvolvedores de aplicativos a migrarem para aplicativos de 64 bits.
Por conta dessa mudança, a Valve lançou um cliente Steam nativo de 64 bits para o Mac. Juntamente com essa importante atualização do cliente Steam, a Apple também trouxe o novo cliente de Chat e uma significativa mudança de design, entre vários outros novos recursos e melhorias.
Com a recente atualização estável do cliente Steam para Linux, a Valve passou a oferecer suporte ao envio de binários diferentes para sistemas operacionais de 64 bits versus 32 bits por meio do atualizador integrado na preparação para futuras atualizações, o que poderia sinalizar que um cliente Steam nativo de 64 bits para Linux pode estar a caminho.
Segundo a nota de lançamento:
“Adicionado suporte para envio de binários diferentes para sistemas operacionais de 64 bits vs 32 bits no auto-atualizador Steam. Este suporte está sendo adicionado em preparação para futuras atualizações.”
A menção acima não declara explicitamente que haverá um cliente Steam de 64 bits para Linux, mas claramente indica que está sendo criada uma abertura para essa possibilidade.
Para completar, considerando o fato de que a Valve lançou um Steam nativo de 64 bits para o cliente Mac há apenas dois meses e, a julgar pelas mudanças implementadas nesta nova atualização estável, pode-se apenas sonhar com um cliente Steam nativo de 64 bits para Linux.
Então, só resta cruzar os dedos e torcer para essa possibilidade virar realidade.
Concluindo
Além do suporte ao envio de binários diferentes para sistemas operacionais de 64 bits e da possibilidade de um cliente Steam nativo de 64 bits para Linux, a recente atualização do Steam Client também corrige um problema de entrada do controlador do PlayStation 4 do hardware do Steam Link.
Portanto, certifique-se de atualizar suas instalações o mais rápido possível indo ao menu Steam e selecionando a entrada “Check for update”.