Valve pode levar jogos do Windows para sistemas Linux com ARM

Se confirmados os indícios relatados recentemente, em breve, a Valve pode levar jogos do Windows para sistemas Linux com ARM.

O software Proton da Valve torna possível jogar muitos jogos de PC Windows em computadores que executam o sistema operacional baseado em Linux, incluindo o próprio Steam Deck, o PC portátil para jogos da Valve.

Até agora, o Proton só estava disponível para PCs com processadores Intel ou AMD baseados na arquitetura x86_64, mas parece que a Valve pode estar planejando adicionar suporte para chips baseados em ARM.

Valve pode levar jogos do Windows para sistemas Linux com ARM

Valve pode levar jogos do Windows para sistemas Linux com ARM

Sim. A Valve pode levar jogos do Windows para sistemas Linux com ARM, mas ainda não está totalmente claro qual será a forma disso.

Alguns dias atrás, as pessoas começaram a notar que a Valve estava testando um monte de jogos populares para PC usando algo chamado “proton-arm64ec”, sugerindo que há uma versão do Proton projetada para rodar em hardware com processadores baseados em ARM.

Há também referências ao Waydroid, que é uma plataforma projetada para permitir que você execute aplicativos Android em dispositivos que executam sistemas operacionais baseados em Linux usando o compositor Wayland, instalando o Android em um contêiner.

Mas não há uma explicação oficial sobre o que a Valve está realmente fazendo. Até agora, todas as evidências vêm de entradas no SteamDB, um site de terceiros que rastreia mudanças no Steam.

Enquanto algumas pessoas sugeriram que a Valve poderia estar planejando lançar um portátil semelhante ao Steam Deck com tecnologia ARM, outros parecem pensar que é mais provável que a Valve esteja testando esses jogos para uso em um headset VR há muito comentado que atualmente é conhecido pelo codinome Deckard.

Mas nem todos os jogos que foram testados são títulos VR, então talvez não seja isso também?

Talvez a Valve esteja esperando levar jogos do Windows para Macs com Apple Silicon? Ou iPads e iPhones?

Ou isso poderia ser parte dos esforços declarados da Valve para tornar a versão do SteamOS desenvolvida para o Steam Deck disponível em hardware de terceiros?

Por que parar com dispositivos baseados em x86 como o Asus ROG Ally quando os chips baseados em ARM estão se tornando poderosos o suficiente para lidar com pelo menos alguns jogos?

Neste ponto, tudo o que sabemos com certeza é que parece que a Valve parece ter começado a testar o Proton para ARM. Ainda não se sabe se será para hardware próprio, hardware de terceiros ou alguma outra finalidade.

Sair da versão mobile