Rumores levantados pelo site Ars Technica indicam que a Valve está trabalhando em um console portátil baseado em Linux. Confira os detalhes.
Sim. O portal Ars Technica lançou alguns rumores sobre um novo projeto da Valve. A empresa Steam parece estar trabalhando em um novo console após a iniciativa do Steam Machine ter falhado.
Nesse caso, ele não tentará competir com o PlayStation ou Xbox, mas será um console portátil no estilo do Nintendo Switch.
Valve está trabalhando em um console portátil baseado em Linux
Será uma espécie de laptop compacto que terá como base o Linux, além de ter o cliente Steam pré-instalado, tela sensível ao toque e controladores laterais tipo Joy-Con.
Parece também que usará chips x86 da Intel ou AMD, algo que ainda não está muito claro. O que parece mais certo é que a NVIDIA foi descartada e que haverá vários modelos com preços e capacidades diferentes.
Também parece que será um dispositivo mais largo do que o Nintendo Switch, e com uma variedade padrão de botões e gatilhos, bem como um par de joysticks e pelo menos um touchpad do tamanho de um polegar.
E por outro lado, também parece que você poderá se conectar a um monitor externo via USB-C.
Mas… de onde vêm esses rumores? Bem, a verdade é que é resultado de uma descoberta de Pavel Djundik, o criador do SteamDB, que encontrou o código de uma nova versão do Steam com codinomes SteamPal e SteamPal Games, que são evoluções do Neptune e Neptune Optimized Games do ano passado.
No início pensava-se que seria algum tipo de comando para o Steam semelhante ao desaparecido Steam Controller, mas agora parece que está mais ligado a um console de videogame portátil.
Avanços com Proton e Proton GE e sua integração com o Steam também podem abrir um novo universo de compatibilidade para videogames nativos do Windows que podem ser executados neste console.
Na verdade, graças a eles agora você pode jogar títulos como Cyberpunk 2077, Horizon: Zero Dawn, Death Stranding, etc. no Linux, adicionando assim mais de 6.000 títulos compatíveis.
Por fim, não são conhecidos mais detalhes, nem o preço final ou a data de apresentação. Mas pode vir no final de 2021…