Procurando melhorar o suporte ao console de jogos Steam Deck, a Valve e AMD uniram forças para fazer um driver Linux de CPU melhor.
A Valve e AMD estão trabalhando juntas para desenvolver um driver de escalonamento de desempenho de CPU melhor para Linux, visando o console de jogos Steam Deck.
Valve e AMD uniram forças para fazer um driver Linux de CPU melhor
Sim. A Valve e AMD uniram forças para fazer um driver Linux de CPU melhor. Foi relatado que a AMD está trabalhando com a Valve, que desenvolve a plataforma de vendas de jogos Steam, para melhorar o driver da CPU com o objetivo de melhorar o desempenho no Linux.
Espera-se que esta iniciativa melhore o desempenho do console de jogos portátil da Valve, Steam Deck, anunciado no mês passado.
Este tipo de colaboração próxima com a Valve será necessária se o Steam Deck quiser competir com outros dispositivos.
A principal razão para este esforço de desenvolvimento é que o driver ACPI CPUFreq atual “não é muito eficiente em termos de desempenho/energia para as plataformas AMD modernas”.
Em outras palavras, o novo driver permitirá que o processador no Steam Deck atinja rapidamente um estado de desempenho superior quando necessário e obtenha melhor desempenho por watt.
Não é uma grande surpresa ver o trabalho sendo feito nesta direção, considerando que o Steam Deck será baseado em um design AMD Zen 2 personalizado com 8 CUs RDNA 2 para os gráficos.
A Valve espera conseguir jogos de 30 fps com o Steam Deck, e com a potência limitada da GPU disponível a bordo, ela precisará garantir que o sistema operacional e os drivers sejam o mais simplificados possível para entregar.
Como você deve estar ciente, o dispositivo terá um impressionante sistema operacional SteamOS 3.0 baseado na distribuição do Arch Linux e fará uso total do suporte em constante expansão para jogos Linux fornecidos via Proton.
Proton é uma ferramenta lançada pela Valve Software que permite que os jogos do Windows sejam executados em sistemas operacionais baseados em Linux.
Steam Deck está disponível para reserva agora e começará a ser comercializado em dezembro de 2021.
A AMD anunciou empregos para mais engenheiros Linux no início deste verão, então a empresa está claramente colocando mais esforço no sistema operacional.
Em conclusão, a cooperação entre essas duas empresas com certeza também será benéfica para os jogadores que usam plataformas AMD modernas rodando Linux em seus PCs.