A Valve disse que o Steam para Linux não suportará o Ubuntu 19.10 e versões futuras do sistema da Canonical. Veja os detalhes desse anúncio e entenda melhor.
O cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. E ele também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.
Esse programa também conta com um sistema de amigos, que permite ao usuário criar uma rede de contatos online, com os quais pode jogar, trocar itens, interagir no chat e muito mais.
No Linux, ele é suportado principalmente pelo Ubuntu da Canonical. Mas depois que a empresa afirmou que irá abandonar o suporte a 32 bits (i386) no Ubuntu 19.10, isso criou um problema para a Valve.
- Como instalar o salvador de jogos do Steam Steamback no Linux
- Voyager GS Gamers – um Ubuntu LTS voltado para jogos
- Steam Deck suporta boot duplo e boot a partir de um cartão microSD
- Como instalar o cliente Steam no Ubuntu e derivados
Valve diz que o Steam para Linux não suportará o Ubuntu 19.10
O desenvolvedor da Valve, Pierre-Loup Griffais, que trabalha no Steam para Linux, anunciou que vai abandonar o suporte para o próximo lançamento do Ubuntu 19.10, bem como futuros lançamentos do Ubuntu Linux.
O duro anúncio da Valve vem apenas alguns dias após o anúncio da Canonical de que eles vão descartar o suporte para arquiteturas de 32 bits (i386) no Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine).
Pierre-Loup Griffais disse no Twitter que o Steam para Linux não será oficialmente suportado no Ubuntu 19.10, nem em versões futuras.
O desenvolvedor do Steam também acrescentou que a Valve concentrará seus esforços no suporte a outros sistemas operacionais baseados em Linux para o Steam para Linux.
Eles estarão procurando por uma distribuição Linux que ainda ofereça suporte a aplicativos de 32 bits, e que eles tentem minimizar a quebra para os usuários do Ubuntu.
Pierre-Loup Griffais disse o seguinte no anúncio:
“O Ubuntu 19.10 e versões futuras não serão oficialmente suportados pela Steam ou recomendados aos nossos usuários. Vamos avaliar maneiras de minimizar a quebra de usuários existentes, mas também mudaremos nosso foco para uma distribuição diferente, atualmente TBD.”
Ubuntu 19.10 and future releases will not be officially supported by Steam or recommended to our users. We will evaluate ways to minimize breakage for existing users, but will also switch our focus to a different distribution, currently TBD.
— Pierre-Loup Griffais (@Plagman2) June 22, 2019
Outras maneiras de executar o Steam para Linux no Ubuntu
Apesar da dureza do anúncio da Valve, que quebrou o coração de vários jogadores Linux jogando no Ubuntu, que é atualmente um dos mais populares sistemas operacionais baseados em Linux para desktops, ainda existem outras maneiras de empacotar e distribuir o Steam para Linux no Ubuntu 19.10.
Por exemplo, a Valve deve se concentrar em adotar o conhecido formato binário universal Flatpak para distribuir o Steam para Linux em futuras versões do Ubuntu, o que não só facilitará muito a instalação do Steam, mas também permitirá que ele seja executado em um contêiner isolado.
Em seu anúncio, a Canonical afirmou que haverá maneiras de executar aplicativos de 32 bits no Ubuntu 19.10 e versões futuras, por isso acreditamos que a Valve também encontrará uma maneira de executar seu Steam para Linux no Ubuntu, que é atualmente o sistema operacional Linux recomendado para vários jogos Steam.
Apelidado de Eoan Ermine, o Ubuntu 19.10 deve ser lançado em 17 de outubro de 2019.
O que está sendo falado no blog
- Instalando o tema e os ícones Flat Remix no Ubuntu, Linux Mint e derivados
- Como instalar o GM-Companion no Linux via arquivo AppImage
- Estudo de dois anos destacou o maior problema do Android: Aplicativos
- Canonical afirmou que apps de 32 bits serão executados no Ubuntu 19.10
- Valve disse que o Steam para Linux não suportará o Ubuntu 19.10