Valve adicionou suporte para controladores PlayStation 5 e Xbox Series X/S ao SDL 2

Boa notícia para os fãs de jogos, a Valve adicionou suporte para controladores PlayStation 5 e Xbox Series X/S ao SDL 2.

O suporte para drivers no Linux tornou-se um assunto de maior preocupação desde a descontinuação do Steam Controller, embora, felizmente, ao longo dos anos, a situação tenha melhorado a ponto de não ter que esperar muito para poder desfrute de uma boa experiência com os controladores das últimas consolas.

Com o Xbox Series X/S e o PlayStation 5 já no mercado e chegando, respectivamente, o suporte de seus controladores no Linux se tornou um tópico quente para aqueles que usam o sistema Open Source como plataforma de jogos.

Felizmente, o suporte para os controladores Xbox Series X/S e PlayStation 5 está começando a chegar ao SDL2 da Valve.

Valve adicionou suporte para controladores PlayStation 5 e Xbox Series X/S ao SDL 2

Valve adicionou suporte para controladores PlayStation 5 e Xbox Series X/S ao SDL 2

Sam Lantinga, funcionário da empresa por trás do Steam e criador do SDL, enviou dois commits ao código SDL 2 para dar suporte aos controladores dos consoles de futura geração (em breve, última geração).

No que diz respeito ao periférico da Sony, Lantinga adicionou suporte para os mapeamentos e mudanças necessárias para suportar stick analógico. É por enquanto um suporte inicial e a intenção é que chegue também ao Android, por isso Linux podemos dar-lhe como garantido.

O case do controlador Xbox Series X/S parece um pouco mais simples já que uma dúzia de linhas de código foram adicionadas no driver SDL 2 HIDAPI, o que deve ser suficiente para fazer o periférico funcionar, cobrindo tanto a conexão USB quanto Bluetooth.

Possivelmente a Microsoft optou por uma abordagem conservadora devido à boa posição que seus controladores desfrutam dentro do PC, onde superam Sony e Nintendo (atualmente com o controlador Switch Pro) em aparência.

Resumindo, você deve conseguir usar os controladores do Xbox Series X/S e PlayStation 5 no Linux em breve, embora isso dependa da versão do SDL.

Aqui, os usuários de distribuições de lançamento contínuo como Arch Linux devem receber suporte em breve, enquanto em distribuições de lançamento pontual como Ubuntu e Fedora seria mais conveniente aguardar as versões 21.04 e 34 respectivamente, embora no caso da segunda, ela acabe chegando para a versão 33 por ter uma política de atualização um pouco mais agressiva.

SDL, que significa Simple DirectMedia Layer, é uma biblioteca de software multi plataforma projetada para fornecer uma camada de abstração em nível de hardware para componentes e periféricos de multimídia. É um software livre ao usar a licença zlib e suporta Linux, Windows, macOS, Android e iOS.

Sair da versão mobile