Conheça a Valkey, a nova alternativa Redis da Linux Foundation. Confira os detalhes de mais esta reação a mudança da licença do Redis.
A decisão do Redis (provavelmente o armazenamento de dados de chave/valor NoSQL em memória mais usado atualmente) de alterar sua política de licenciamento, o que efetivamente o tirou do ecossistema de código aberto, desencadeou uma série inesperada de eventos.
Primeiro, a Microsoft fez um anúncio surpreendente sobre seu novo projeto de código aberto chamado Garnet – uma alternativa ao Redis, mas de acordo com seus benchmarks com melhor desempenho.
Então, Drew Devault, fundador e CEO da SourceHut, criou um novo fork do Redis sob o nome Redict, e estamos ansiosos para seu primeiro lançamento estável em breve. Mas as notícias de ontem são ainda mais impressionantes.
Em um movimento emocionante, a Linux Foundation anunciou a criação do Valkey, uma formidável alternativa de código aberto ao amplamente utilizado armazenamento de dados NoSQL na memória Redis.
Valkey, a nova alternativa Redis da Linux Foundation
Sim. Valkey é a nova alternativa Redis da Linux Foundation. Ou seja, o Google, Oracle, AWS, Ericsson e Snap Inc. unem forças com Valkey, oferecendo uma alternativa Redis licenciada por BSD para desenvolvedores em todo o mundo.
Este anúncio é uma resposta direta às recentes mudanças de licenciamento da Redis Inc., que causaram agitação na comunidade de código aberto.
Valkey pretende continuar desenvolvendo o Redis versão 7.2.4 e garantir sua disponibilidade sob a licença de código aberto de três cláusulas Berkeley Software Distribution (BSD), para grande alívio dos desenvolvedores e partes interessadas do setor.
Mas o que é mais emocionante é que o início da Valkey obteve o apoio de uma lista impressionante de gigantes da tecnologia da indústria, como Amazon Web Services, Google Cloud, Oracle, Ericsson e Snap Inc., todos comprometidos em contribuir para a sustentabilidade e o sucesso do projeto.
Madelyn Olson, ex-mantenedora do Redis e engenheira principal da AWS, expressou seu profundo compromisso com o código aberto e entusiasmo com o potencial da Valkey para continuar o trabalho que tornou o Redis uma ferramenta indispensável para desenvolvedores em todo o mundo.
Madelyn Olson, engenheira principal da AWS, disse o seguinte:
“Trabalhei no Redis de código aberto por seis anos, incluindo quatro anos como um dos principais membros da equipe que levou o Redis ao código aberto até a versão 7.2. Eu me preocupo profundamente com software de código aberto e quero continuar contribuindo. Ao formar a Valkey, os colaboradores podem continuar de onde paramos e continuar a contribuir para uma comunidade vibrante de código aberto.”
Sob a administração da Linux Foundation, Valkey está preparada para incorporar os princípios de governança aberta e desenvolvimento orientado pela comunidade. Um comitê de liderança técnica composto por ex-colaboradores do Redis já está em funcionamento.
Para obter mais informações, visite o anúncio oficial da The Linux Foundation ou o repositório GitHub do projeto.
A reação à mudança da Redis na política de licenciamento foi notável. Isso mostra o quanto muitas pessoas que apoiam o código aberto estão comprometidas em manter vivos seus valores e princípios fundamentais.
Num movimento sem precedentes, os maiores gigantes da tecnologia uniram-se para prometer aos desenvolvedores uma alternativa gratuita ao Redis. E dados os nomes envolvidos no novo projeto Valkey, quase ninguém duvida do sucesso final do empreendimento.
Pode parecer estranho ouvir tanto alarido sobre o Redis, mas esse armazenamento de dados de chave/valor NoSQL desempenha um papel importante no plano de fundo de muitos serviços de TI que você usa hoje em dia.
Vale até lembrar que mesmo este artigo que você está lendo se beneficia do Redis, pois ajuda a acelerar nosso site.
Portanto, estamos ansiosos pela primeira versão estável do Valkey, que está atualmente em forte desenvolvimento. Como sempre, estaremos entre os primeiros a informá-lo quando estiver disponível.