Steam Survey revelou que uso do Steam Linux chegou a 0.59% em agosto

A pesquisa mensal Steam Survey revelou que uso do Steam Linux chegou a 0.59% em agosto, um número ainda bem decepcionante. Confira os detalhes do resultado.


O Steam realiza uma pesquisa mensal chamada Steam Survey, para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos nossos usuários.

Steam Survey revelou que uso do Steam Linux chegou a 0.59% em agosto
Steam Survey revelou que uso do Steam Linux chegou a 0.59% em agosto

Segundo a Valve, a participação nessa pesquisa é voluntária e anônima, e os dados coletados ajudam a empresa a tomar decisões sobre quais tecnologias ela deve investir e que produtos oferecer.

Recentemente, foram divulgados os últimos resultados dessa pesquisa referente a agosto de 2018.

Steam Survey revelou que uso do Steam Linux chegou a 0.59% em agosto

Steam Survey revelou que uso do Steam Linux chegou a 0.59% em agosto

De acordo com a pesquisa, o market share do Steam Linux para agosto ficou em 0.59%, o que representa uma melhoria de 0,10% em relação ao mês anterior. Apesar desse aumento, esse ainda é um número bem decepcionante.

É possível que parte deste aumento possa ser atribuído à recente versão beta do Steam Play, que através do Proton (baseado no Wine) e do DXVK, permite que muitos jogos do Windows sejam executados no Linux.

Os jogos comprados no Steam Play contam como vendas do Linux e, obviamente, ainda é o cliente Steam Linux sendo executado, para fins de pesquisa.

Resta aguardar os resultados de setembro sobre o uso do Linux para ver se eles aumentam mais com um mês inteiro de atividade do Steam Play.

No momento, muitos jogos mais novos ainda não funcionam no Steam Play, então será interessante ver também a participação no mercado de longo prazo, à medida que essa tecnologia amadurece.

Mas, no geral, o market share do Steam Linux tem pairado em torno da marca de meio por cento (ou menos) por um longo período, sem nenhuma razão para que os jogadores do Windows passem para o Linux.

Pelo menos agora com o Steam Play, mais de sua biblioteca de jogos será compatível, mas não há muitas outras razões para os usuários repentinamente passarem a usar o Linux.

De qualquer forma, aqueles que querem olhar para as métricas atuais do Steam Survey podem encontrá-los no SteamPowered.com.

Concluindo

Quando se trata de jogadores Linux, 80% deles estão usando equipamentos com processadores Intel, a NVIDIA GeForce GTX 1060 continua sendo a placa gráfica mais comum, a resolução 1080p é usada em 50% dos sistemas, e geralmente, os sistemas têm mais de 12 GB de RAM.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Rodrigo Lilge

Entusiasta do software livre, colaborador no blog do Edivaldo, nerd de carteirinha, jogador por paixão e usuário Linux desde um tempão.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.