O que parecia bom, pode melhorar ainda mais, pois a especificação USB4 versão 2 poderá suportar velocidades de até 120 Gbps.
Este mês, o USB Promoter Group anunciou que uma atualização para a especificação USB4 está a caminho e que dobrará as principais velocidades de transferência de dados de 40 Gbps para 80 Gbps.
Mas acontece que alguns dispositivos USB4 v2 podem ser ainda mais rápidos do que isso, com suporte para velocidades de até 120 Gbps.
USB4 versão 2 poderá suportar velocidades de até 80 Gbps
Sim. A especificação USB4 versão 2 poderá suportar velocidades de até 120 Gbps. Mas talvez haja um problema.
Embora o USB Promotor Group ainda não tenha lançado a especificação USB4 v2 completa, a Angstromics fez uma pequena pesquisa e descobriu que é provável que o novo padrão adicione suporte para transferências de dados unidirecionais de até 120 Gbps.
Entre outras coisas, isso traria suporte para o protocolo Ultra High Bit Rate (UHBR20) do DisplayPort 2.0, permitindo que você conecte um PC ou dispositivo móvel a uma tela HDR de 8K, 144 Hz usando um cabo USB4 v2 ou docking station.
Mas aqui está o problema: se enviar vídeo por uma conexão de 120 Gbps, você reduzirá a capacidade do seu dispositivo de receber dados de alta velocidade pela metade para 40 Gbps.
Isso porque o conector USB Type-C possui dois pares de links de dados de alta velocidade: dois para envio de dados e dois para recebimento de dados.
A versão 1 do USB4 suporta 20 Gbps por faixa, o que significa que você pode enviar e receber até 40 Gbps ao mesmo tempo. O USB4 v2 dobrará isso para 40 Gbps por pista para um total de 80 Gbps de largura de banda bidirecional.
Mas o USB também suporta uma configuração assimétrica. Então, em vez de 2 links de transmissão + 2 de recepção, você pode ter 3 de transmissão + 1 de recepção.
E isso significa que, em vez de enviar 80 Gbps em ambas as direções, você pode enviar 120 Gbps para um monitor ou outros dispositivos e receber 40 Gbps.
Obviamente, o USB Promotor Group ainda não confirmou oficialmente essa capacidade, portanto, talvez seja necessário aguardar o lançamento da especificação completa antes de sabermos se isso realmente será uma opção.
Mas devemos saber mais neste outono: o grupo prometeu liberar mais detalhes antes dos próximos eventos do USB Developer Days agendados para novembro. 2022.