Upscayl 2.15 lançado com vários idiomas e modo TTA

E foi lançado o Upscayl 2.15 com vários idiomas e modo TTA, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Tem imagens fotográficas, mas não são claras o suficiente? Ou você deseja convertê-los em resolução 4K sem perder qualidade? Este aplicativo pode ajudar!

É upscayl, um aplicativo gratuito e de código aberto para Linux, Windows e macOS. Ele usa módulos de IA para aprimorar imagens individuais ou em lote de fotos em 7680 × 5120 (ou resolução dupla de 15360 × 10240).

Os módulos AI suportados até agora incluem:

  • Real-ESRGAN
  • REMACRI
  • ULTRAMIX BALANCED
  • ULTRASHARP

O aplicativo tem uma interface de usuário bastante fácil de usar, que possui alguns botões no painel esquerdo e visualização de imagem à direita.

Como instalar o Upscayl no Linux
Como instalar o Upscayl no Linux

Basta seguir as etapas na interface do usuário para selecionar sua imagem/imagens fotográficas, escolher o módulo AI, onde salvar a imagem de saída e, finalmente, clicar em upscale.

Existem também opções avançadas para escolher o formato da imagem de saída: PNG, JPG ou WEBP, alterar o tema do aplicativo e especificar a ID da GPU para a máquina com várias placas gráficas.

Agora, o Upscayl anunciou a nova versão 2.15, lançado no Natal!

Novidades do Upscayl 2.15

Upscayl 2.15 lançado com vários idiomas e modo TTA
Upscayl 2.15 lançado com vários idiomas e modo TTA

O lançamento melhorou a experiência do usuário para ampliar e aprimorar imagens de baixa resolução por meio do novo módulo de IA e do diálogo de seleção de módulo aprimorado.

Em vez de escolher na caixa suspensa, agora ele mostra uma tela pop-up. De onde você pode escolher entre módulos com visualizações de imagem.

Os módulos agora incluem Upscayl Standard, Upscayl Lite, Remacri, Ultramix, Uptrasharp, Digital Art e o novo High Fidelity. Cada módulo tem uma imagem de visualização antes e depois do upscale e uma breve descrição sobre para qual caso é adequado.

Desde o novo lançamento 2.15, o aplicativo agora oferece suporte a vários idiomas. Até agora, eles incluem inglês, espanhol, francês, português, vietnamita, russo, japonês e chinês (simples).

No primeiro lançamento do aplicativo, ele agora mostra uma tela de boas-vindas, permitindo que o usuário escolha o idioma do aplicativo, tema e algumas outras opções. E também inclui um pequeno vídeo ensinando os usuários a começar.

Upscayl – seleção de idioma

Além de usar o botão “Selecionar imagem” e arrastar e soltar a imagem na janela do aplicativo, agora ele também suporta a abertura de imagens da área de transferência. E a barra lateral direita (oculta por padrão) agora mostra mais informações sobre o uso do aplicativo.

O Upscayl 2.15 introduziu o modo TTA (aumento do tempo de teste), uma técnica que pode reduzir vários tipos de artefatos para melhores resultados. No entanto, ele é desabilitado por padrão, pois pode ser 8x mais lento do que o modo não TTA.

Outras mudanças na versão incluem:

  • Adicionada a seção Informações do sistema na guia Configurações e Logs.
  • Suporte para formato de imagem JFIF.
  • Adicionado alerta de comprimento de 256+ caracteres para usuários do Windows.
  • Opção para desabilitar a verificação de atualizações automáticas.
  • Adicionada opção para usuários da Mac App Store enviarem e-mail diretamente para o Suporte Upscayl com logs e todos os detalhes pré-preenchidos.
  • Opção para ajudar Upscayl com estatísticas como modelos de GPU, DAU, etc.
  • Tela de erro corrigida para problemas do lado do cliente.

Para saber mais sobre essa versão do Upscayl, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Upscayl

Para instalar a versão mais recente do Upscayl nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Upscayl no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.