E foi lançado o Unreal Engine 5 com vários recursos inovadores. Confira as novidades dessa importante atualização do Unreal Engine.
Unreal Engine é um game engine (ou motor de jogos), descrito por sua proprietária (a Epic Games) como, “a ferramenta de criação 3D em tempo real mais avançada do mundo para visuais fotorrealistas e experiências imersivas”.
Agora, embora em acesso antecipado desde o ano passado, hoje a Epic Games anunciou oficialmente o lançamento do Unreal Engine 5.
Novidades do Unreal Engine 5
O Unreal Engine 5 está agora oficialmente disponível como a versão mais recente deste popular mecanismo de jogo comercial multiplataforma.
O Unreal Engine 5 apresenta recursos de renderização em tempo real de última geração, novo editor e ferramentas para desenvolvedores de jogos, novos recursos de áudio e muito mais.
O Unreal Engine 5 apresenta uma coleção de recursos inovadores para renderizar mundos em tempo real com detalhes incríveis de alta fidelidade.
Em primeiro lugar, há o Lumen – uma solução de iluminação global totalmente dinâmica que permite criar cenas críveis onde a iluminação indireta se adapta rapidamente às mudanças na iluminação direta ou na geometria – por exemplo, alterando o ângulo do sol com a hora do dia, ligando um lanterna ou abrir uma porta externa.
Com o Lumen, você não precisa mais criar UVs de mapas de luz, esperar que os mapas de luz sejam preparados ou colocar capturas de reflexão; você pode simplesmente criar e editar luzes dentro do Unreal Editor e ver a mesma iluminação final que seus jogadores verão quando o jogo ou experiência for executado na plataforma de destino.
Para não ficar para trás, o novo sistema de geometria micropolígono virtualizado do UE5, Nanite , oferece a capacidade de criar jogos e experiências com grandes quantidades de detalhes geométricos.
Importe diretamente arte de origem com qualidade de filme composta por milhões de polígonos – desde esculturas ZBrush a digitalizações de fotogrametria – e coloque-as milhões de vezes, mantendo uma taxa de quadros em tempo real e sem perda perceptível de fidelidade.
Projetados especificamente para funcionar bem com Lumen e Nanite, os Virtual Shadow Maps (VSMs) fornecem sombras suaves plausíveis com custos de desempenho razoáveis e controláveis.
Nanite e VSMs transmitem e processam de forma inteligente apenas os detalhes que você pode perceber, removendo em grande parte as restrições de contagem de polígonos e chamadas de desenho e eliminando o trabalho demorado, como preparar detalhes para mapas normais e criar LODs manualmente, liberando você para se concentrar na criatividade.
Também há muita API Vulkan e Linux funcionando no UE5, mas no momento nenhum grande jogo UE5 anunciado para planos de suporte nativo ao Linux.
Para saber mais sobre essa versão do Unreal Engine 5, acesse a nota de lançamento.
Como instalar no Linux
Atualmente, a Epic ainda não fornece um instalador binário do Unreal Engine para Linux. Para usar o Unreal Engine no Linux, você pode compilá-lo a partir do código-fonte.
E, para obter mais informações, consulte a documentação do Linux Quick Start Guide.