E foi lançado o UnityX 10 RC com novos designs de painel e barra lateral, e mais. Confira as novidades dessa prévia do futuro Unity.
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante… Na verdade, não tão longe assim. Por muito tempo, mas especificamente, desde o ano de 2011, o Unity tem sido o desktop padrão do Ubuntu.
E não tão recentemente, a Canonical optou mudar para o GNOME Shell. O ambiente foi adotado por outro projeto e continuou sua evolução, e sendo usado por outros sistemas Linux.
Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição Ubuntu Unity Remix anunciaram hoje um novo marco de desenvolvimento de seu próximo ambiente de desktop UnityX 10.
UnityX 10 RC lançado com novos designs de painel e barra lateral, e mais
Anunciado no início de maio, o UnityX é o sucessor do Unity7 e, a próxima versão principal, UnityX 10, está planejada para o final deste ano como parte da próxima distribuição Ubuntu Unity Remix 21.10, que, é claro, será baseada no futuro Lançamento do sistema operacional Ubuntu 21.10 (Impish Indri).
UnityX 10 promete novos recursos em comparação com Unity7, incluindo um novo design de barra lateral para o inicializador de aplicativos e a visualização de aplicativos abertos, um novo painel com ícones da bandeja do sistema, incluindo ícones de Wi-Fi, Bluetooth e PulseAudio autônomos, um atalho de Logout, como bem como um iniciador de aplicativos e atalhos de “aplicativos abertos”.
O novo painel também mostra o uso de RAM, CPU e bateria, bem como a data atual com a hora ao lado, e permite que você acesse facilmente os atalhos do teclado.
O UnityX 10 também contará com suporte para notificações do sistema, um novo utilitário de configurações e foi reescrito no Fish, enquanto partes dele ainda são escritas no Python 3.
Você pode verificar a nova aparência do ambiente de desktop UnityX 10 que está por vir nas imagens acima, cortesia da equipe de desenvolvimento UnityX, e se você quiser compilá-lo em sua distribuição de escolha Linux baseada em Debian ou Ubuntu, você pode baixar o binário DEB do segundo Release Candidate nesse endereço.
Mas atenção: Lembre-se de que esse trabalho ainda está em andamento, portanto, use-o de acordo com seus próprios critérios e NÃO em um ambiente de produção.
Por fim, alguns recursos podem estar ausentes ou incompletos, e você deve esperar a presença de bugs. Ele pode acompanhar o andamento do desenvolvimento do UnityX na página de lançamentos do projeto no GitLab.