Segundo um relatório da Bitdefender, um grande número de smartphones Android é vulnerável a hackers por conta de vários fatores.
A Bitdefender, a empresa famosa pelo seu antivírus, acaba de publicar um relatório dedicado à segurança dos smartphones Android.
Os especialistas em segurança de computadores da empresa apontam para o problema de distribuição do Android, que torna um grande número de smartphones Android é vulnerável a hackers.
Um grande número de smartphones Android é vulnerável a hackers
35% dos smartphones Android em breve deixarão de receber patches de segurança. Sem esses patches, os telefones ficarão vulneráveis a hacks. Muitos dispositivos não conseguem instalar uma versão mais recente do sistema operacional do Google.
“Os dispositivos Android ocupam cerca de 70% do mercado, mas muitos desses dispositivos representam um risco de segurança porque o Google não os suporta mais.”, diz a Bitdefender.
Muitos smartphones ainda rodam em versões antigas do Android. Privadas de patches de segurança, essas versões mais antigas são os gateways preferidos pelos hackers.
Muitos consumidores ignoram a importância dos patches de segurança e continuam a usar um dispositivo vulnerável anos depois de ter sido declarado obsoleto pelo fabricante, diz o relatório.
“Ainda podemos encontrar dispositivos rodando versões do Android lançadas há uma década, e eles são muito mais populares do que você imagina”, diz Bitdefender.
Para provar suas alegações, a empresa examinou smartphones que usam o aplicativo Bitdefender. Como esperado, há um grande número de dispositivos que não foram atualizados para o Android 12 ou Android 11.
Em detalhe, o Android 12 representa 36,47% dos smartphones considerados no estudo. Por sua vez, o Android 11 está sendo executado em 29,15% dos dispositivos.
Observe que o Android 10 ainda equipa 15,03% dos dispositivos. Como o Bitdefender aponta, esta versão do Android não terá mais suporte do Google a partir de setembro de 2022, quando o Android 13 estará disponível na versão final e estável.
Assim, 35% dos smartphones Android em uso em todo o mundo não receberão mais patches de segurança, o que deixa a porta aberta para hackers. Sem levar em conta o Android 10, percebemos que 20% dos dispositivos já estão vulneráveis.
A Bitdefender recomenda “considerar o período de suporte ao comprar um novo dispositivo”. A empresa aconselha evitar smartphones com suporte de software insuficiente.