E foi lançado o Ultramarine Linux 40 com base no Fedora 40. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O Ultramarine Linux é uma distribuição baseada no Fedora com repositórios de pacotes extras, como RPM Fusion, o desktop Budgie (ou Cutefish) e codecs multimídia.
Dito isso, o Ultramarine pode ser considerado um sucessor espiritual do Projeto Korora e visa tornar o Fedora uma experiência mais amigável para desktop.
Agora, foi lançado o Ultramarine Linux 39, que é baseado no Fedora 40.
Novidades do Ultramarine Linux 40
Meio ano após seu lançamento anterior 39, o Ultramarine Linux 40 “Lost Umbrella” está aqui, mudando para um novo esquema de codinome e trazendo muitas mudanças.
Desenvolvido no kernel Linux 6.8 e baseado no Fedora 40, esta atualização teve seus desafios. O lançamento enfrentou atrasos iniciais devido a problemas de instalação, levando a equipe a oferecer atualizações antecipadas para usuários existentes.
Além disso, infelizmente, o Ultramarine 40 marca o fim da sua edição Pantheon. Esta decisão surge na sequência de uma crescente carga de manutenção e de uma base de utilizadores em declínio, que tornaram insustentável o suporte contínuo da Pantheon Edition.
Existe um caminho de atualização disponível para usuários existentes? Não, não existe. Na nossa opinião, este sempre foi um risco com distribuições menores que deve ser levado em consideração se você optar por apostar em utilizá-las. Agora, vamos às melhores notícias.
Entre os destaques do novo lançamento está a introdução da nova edição Xfce, que esperançosamente não seguirá o destino da edição Pantheon. Destina-se a usuários com dispositivos de menor consumo ou que buscam otimizar o desempenho de seu sistema.
Apostando no tema Materia, conhecido por seu design clean e agradável, a edição Xfce se aproxima da experiência clássica de desktop, mas adiciona uma pitada de sabor Ultramarino.
Ele oferece uma configuração tradicional de dock e painel com um menu Whisker adicionado, incluindo recursos adicionais não disponíveis no Xfce one padrão.
Além do Xfce, a distribuição também oferece GNOME e KDE Plasma. O GNOME 46 foi integrado ao GNOME Edition, trazendo inúmeras melhorias na qualidade de vida.
Os fãs do KDE ficarão satisfeitos com as melhorias do desktop Plasma 6 apresentadas na Plasma Edition, elogiadas por suas melhorias significativas de usabilidade.
Expandindo o alcance da distro, os desenvolvedores também têm estado ocupados com a iniciativa Ultramarine Anywhere, que se concentra em disponibilizar a distro em uma gama mais ampla de hardware.
Digno de nota é o novo Chromebook Edition, que permite aos usuários instalar facilmente o Ultramarine em Chromebooks x86. Esta versão está programada para ser lançada nas próximas semanas.
Além disso, os usuários do Raspberry Pi também têm motivos para estar entusiasmados. A nova versão oferece suporte completo ao ambiente de desktop para o Raspberry Pi 400, e há desenvolvimentos contínuos para modelos mais recentes, como o Raspberry Pi 5 e Zero 2.
Essas versões estão acessíveis no site do Ultramarine e em breve estarão disponíveis através do Raspberry Pi Imager, o que facilitará a instalação diretamente do instalador de rede no Pi 4.
De olho no futuro, os desenvolvedores planejam mudar o processo de instalação, substituindo o atual conjunto de ferramentas Anaconda na próxima versão do Ultramarine 41.
Embora ainda em desenvolvimento, o novo instalador Readymade está preparado para simplificar as instalações e suportar uma gama mais ampla de configurações de hardware e disco.
Por fim, a equipe do Ultramarine atualizou sua documentação e recursos para desenvolvedores, garantindo que usuários e desenvolvedores tenham acesso às informações mais atuais e abrangentes.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Ultramarine Linux 40
A imagem ISO do Ultramarine Linux 40 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux