O pior cenário para a Apple está prestes e virar realidade, pois a UE definiu o prazo para smartphones mudarem para USB tipo C.
A União Europeia tem vindo a debater as múltiplas interfaces de carregamento no mercado europeu. Houve extensas discussões sobre a necessidade de um sistema de cobrança unificado.
Eventualmente, a União Europeia anunciou uma data fixa em que as marcas devem adotar a tecnologia de carregamento USB tipo C para muitos dispositivos eletrônicos.
Esses dispositivos incluem telefones celulares, tablets, relógios, fones de ouvido, alto-falantes portáteis e outros dispositivos. Desde o acordo para o padrão unificado de cobrança, não há uma data específica para que esse padrão seja aplicado.
De acordo com a comissão, esses dispositivos devem adotar o padrão USB tipo C para carregamento com fio até 28 de dezembro de 2024.
UE definiu o prazo para smartphones mudarem para USB tipo C
No entanto, se um dispositivo suportar apenas carregamento sem fio, essa lei não se aplica a ele. Isso vem da UE em seu novo acordo.
De acordo com a decisão, os estados membros da UE têm até 28 de dezembro de 2023 para publicar regulamentos para a implementação da diretiva da UE sobre carregamento por USB tipo C.
Um ano depois, eles devem começar a aplicar essas regras. Isso significa que todos os dispositivos cobertos pelo novo regulamento devem usar o carregamento USB Type-C.
A UE já havia prometido colocar as regras em vigor até o final de 2024 para não perder mais tempo. A legislação com o seu prazo já foi publicada no equivalente ao um Diário Oficial da UE.
A Apple é uma das maiores perdedoras com esta nova lei. Todas as outras marcas de celulares já usam a porta USB Type-C. A Apple é a única grande marca de celular que não usa o carregamento USB Type-C.
No entanto, a empresa não tem opção. Se precisar vender seus iPhones na Europa, terá que mudar para carregamento exclusivamente sem fio ou usar uma porta USB tipo C.
Segundo relatos, a Apple está pronta para fazer a troca já no próximo ano. As marcas de laptops têm um pouco mais de tempo para cumprir as regras.