UbuntuDDE – o décimo sabor oficial do Ubuntu viria com o Deepin

E eis que surge o UbuntuDDE, o décimo sabor oficial do Ubuntu viria com o Deepin. Conheça essa nova variante do Ubuntu e veja o que ela pode oferecer.

Apenas três anos atrás, a Canonical estava prestes a lançar uma nova versão de seu sistema operacional com um novo membro em sua família.Era o Ubuntu Budgie, um sistema operacional que carregava o rótulo “Remix” até se tornar um sabor oficial.

UbuntuDDE - o décimo sabor oficial do Ubuntu viria com o Deepin
UbuntuDDE – o décimo sabor oficial do Ubuntu viria com o Deepin

O mesmo rótulo traz o Ubuntu Cinnamon, um projeto que está trabalhando para entrar na família.

E agora, o mesmo sobrenome traz outro projeto, o do UbuntuDDE, que pode sugerir que eles estão trabalhando para se tornar o décimo irmão.

UbuntuDDE – o décimo sabor oficial do Ubuntu viria com o Deepin

Ninguém sabe se o UbuntuDDE se tornará um sabor oficial. De fato, sabemos muito pouco sobre um projeto que acabou de nascer e cuja conta no Twitter publicou apenas dois tweets.

O primeiro foi o anúncio do primeiro lançamento de sua história, que coincide com o UbuntuDDE Remix 20.04 Focal Fossa Beta.

Também sabemos de outro fato, este muito mais importante: ele usará o ambiente gráfico Deepin, uma área de trabalho moderna e muito interessante para quem está cansado do GNOME, Plasma ou Budgie.

O projeto acaba de lançar seu site, que você pode acessar neste endereço.

Assim, seus desenvolvedores decidiram seguir o caminho inverso para o Ubuntu Cinnamon, que começou a nos contar sobre seu sabor e seus planos antes de ter um site onde eles pudessem ver quais eram suas idéias e o que elas tinham para nos oferecer.

Como já mencionamos, no site eles se referem ao sistema operacional como UbuntuDDE, que é o acrônimo de Ubuntu Deepin Desktop Environment, mas nos detalhes eles adicionam o rótulo “Remix” que foi visto apenas em dois sabores do Ubuntu, um que se tornou um oficial e outro que está nele.

Portanto, estamos vendo o que poderia ser o décimo sabor oficial do Ubuntu, se adicionarmos o Ubuntu Cinnamon e considerarmos que o Ubuntu GNOME deixou de existir após o lançamento do Cosmic Cuttiefish (Ubuntu 18.10).
 
Considerando a pouca informação disponível, podemos dizer um pouco mais. Podemos mencionar alguns dos aplicativos que ele usa, como:

  • Firefox como um navegador web.
  • Thunderbird como gerente de correio e calendário.
  • LibreOffice como uma suíte de escritório.
  • Deepin File Manager como gerenciador de arquivos. Ele tem temas claros e escuros, mas há um erro que faz com que não pareça ótimo ao passar de um para outro.
  • Celulóide e MPV Media Player como players de multimídia. Inicialmente, não inclui nenhum software de música, como Elisa ou Rhythmbox.
  • GIMP como editor de imagens.
  • Atril como visualizador de documentos.
  • Software (do Ubuntu) como uma loja de software.
  • GPartado como gerenciador de partição.

Da minha parte, acompanharei a evolução do projeto e publicaremos as novidades interessantes sobre ele. Provavelmente, um dos próximos é que eles estão lidando diretamente com a Canonical.

Baixe e experimente o UbuntuDDE

O UbuntuDDE Remix 20.04 Remix Beta está disponível no Google Drive e Sourceforge.

Levando em conta que está na fase beta e ainda está dando os primeiros passos, sua instalação em equipamentos de produção não é recomendada, mas podemos ver tudo o que ele tem para nos oferecer em uma máquina virtual.

O melhor que podemos fazer é usar o GNOME Boxes, a proposta do GNOME que nos permite executar ISOs em tempo real em uma tela maior do que o VirtualBox nos oferece.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 288

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.