E foi lançado o Ubuntu Web 20.04.3 com /e/ no WayDroid e Kernel 5.11, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Lembra do Ubuntu Web? Foi anunciado pela primeira vez no ano passado em novembro como uma alternativa ao Chrome OS ou Chromium OS.
É um tipo não oficial do Ubuntu criado por Rudra Saraswat, o mantenedor do Ubuntu Unity, que oferece aplicativos da Web, aplicativos Android e suporte para aplicativos da Fundação /e/ des-Googled.
Embora tenha ênfase em aplicativos da Web, o Ubuntu Web Remix parece uma distribuição GNU/Linux real que você pode facilmente colocar em seu desktop ou laptop.
Ele apresenta o ambiente de área de trabalho GNOME por padrão, mas com um conjunto mínimo de aplicativos Linux nativos pré-instalados.
Agora, Rudra Saraswat anunciou hoje o lançamento do Ubuntu Web Remix 20.04.3 como a versão mais recente deste sabor não oficial do Ubuntu que pretende ser uma alternativa ao Chrome OS.
Novidades do Ubuntu Web 20.04.3
O novo lançamento, Ubuntu Web Remix 20.04.3 é baseado no sistema operacional Ubuntu 20.04.3 LTS (Focal Fossa) lançado recentemente e usa seu kernel Linux 5.11 por padrão, o que se traduz em melhor suporte de hardware para que você possa usar o Ubuntu Web Remix em mais computador onde não funcionava antes.
Mas a maior novidade é /e/ on WayDroid, uma porte da alternativa popular da Anbox WayDroid para /e/ 10, permitindo aos usuários usar aplicativos Android ou /e/ com desempenho nativo da loja /e/ no Ubuntu Web.
Mas há um problema, já que você não será capaz de usar /e/ no WayDroid a menos que instale o Ubuntu Web Remix em bare metal (VMs e sessões ao vivo ainda não são compatíveis).
Depois de instalar o sistema, inicie o aplicativo /e/ on WayDroid a partir do inicializador e siga as etapas na tela.
Além disso, o desenvolvedor avisa aos usuários de uma GPU NVIDIA que eles precisam mudar para a placa gráfica integrada ou usar a renderização de software se quiserem usar o WayDroid, que não oferece suporte a GPUs NVIDIA.
Além disso, o lançamento do Ubuntu Web Remix 20.04.3 promete resolver os problemas de inicialização da versão 20.04.2 em máquinas não UEFI.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Ubuntu Web 20.04.3
A imagem ISO do Ubuntu Web 20.04.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux