Se você ainda não foi conquistado pela mudança do Ubuntu para o desktop GNOME, anime-se, um ‘Ubuntu Unity Remix’ pode estar chegando.
- Como instalar o monitor Sensors Unity no Linux via Snap
- Como instalar o editor de menu AppEditor no Linux via Flatpak
- Instale o Classic Menu Indicator no Ubuntu
- Como atrasar a inicialização de aplicativos nos ambientes GNOME e Unity
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 18.04 ou superior
É isso mesmo! Uma proposta para criar uma variante do Ubuntu que usará o ambiente Unity 7 por padrão, está ganhando força na comunidade Ubuntu.
A ideia já ganhou o apoio de um antigo desenvolvedor de desktop Compiz/Unity e foi aprovada por vários funcionários da Canonical, incluindo Martin Wimpress, o principal desenvolvedor do sabor Ubuntu MATE.
As discussões ainda estão (compreensivelmente) nos estágios iniciais. E a Canonical deu aos envolvidos, a sua benção para usar a marca comercial “Ubuntu”.
O debate a seguir será em torno da dúvida que fica: se o projeto deve apenas manter a base de código Unity existente (e garantir que ele continue funcionando no Ubuntu 18.04 LTS), ou mergulhar e desenvolver novos recursos e projetos em cima dele.
Essa é uma proposta bem diferente da dos forks do desktop Unity que surgiram assim que a Canonical anunciou que abandonaria o projeto, pois quer manter uma versão real, regular e o repositório do Unity.
A popularidade dos projetos ‘pós Ubuntu Unity’ pode parecer estranha, já que o Unity, até recentemente, era rotineiramente criticado como um exemplo de um trabalho da Canonical contrário aos interesses da comunidade aberta, do tipo “não foi inventada aqui”.
Mas desde que a Canonical descartou descaradamente todo o projeto Unity (versões atuais e próximas) surgiu uma crescente onda de fãs e admiradores desse ambiente.
Ao invés de ser deixado para acumular poeira nas prateleiras externas dos repositórios Ubuntu (o plano era mover o Unity para o repositório universe no 18.04 LTS) ou arrastando-se silenciosamente para o além, o projeto está, sem dúvida, mais saudável do que nunca.
Vale lembrar que, apesar de alguns mapeamentos e correções, o desktop Unity 7 entrou no modo de manutenção apenas nos últimos dois anos. E graças aos mantenedores do projeto do Unity 7, desktop pode viver ainda mais.
Embora o objetivo a longo prazo desse projeto possa ser o decreto abençoado do oficialismo da infraestrutura Ubuntu, existem, por enquanto, assuntos aspectos práticos mais urgentes para atender, como o recurtamento desenvolvedores reais para trabalhar com o código.
Já existe uma lista de discussão criada para ampliar a ideia. E há uma imagem ISO baseada no 18.04, que já está disponível para testes.
Bomba! um ‘Ubuntu Unity Remix’ pode estar chegando… Poderia ser chamado “Ubuntu Unity Remix”?
Todos os sabores do Ubuntu têm que começar em algum lugar e, tradicionalmente, eles começam a vida como um “remix” do Ubuntu, Ubuntu GNOME Remix, Ubuntu Budgie Remix, Ubuntu Netbook Remix.
Portanto, é perfeitamente possível que este projeto possa ser chamado de Ubuntu Unity Remix. Independentemente da eventual marca, a ideia de uma variante do Ubuntu usando a Unity é ótima.
E se você gostava de tudo que o Unity oferecia, então este é um projeto que vale a pena ficar deolho.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Bomba! um ‘Ubuntu Unity Remix’ pode estar chegando
- KaOS 2017.11 lançado – Confira as novidades e baixe
- Como instalar os emoticons do Facebook no Pidgin
- Firefox Quantum no Linux – veja como instalar manualmente
- Como instalar o conversor multimídia Transmageddon no Linux