E foi lançado oficialmente o Ubuntu Unity 20.10 para Raspberry Pi. Confira as novidades e veja onde baixar essa distribuição.
Com o recente lançamento do Ubuntu 20.10, não só surgiram os já conhecidos membros oficiais da família de distribuição Canonical, que são os principais responsáveis por adaptar a experiência do sistema a outros gostos no nível de desktop, mas também novas versões de aqueles sabores que não são oficialmente reconhecidos pela empresa.
Alguns de vocês devem se lembrar da Unity, certo? Bom, o Ubuntu Unity Remix trouxe de volta boas lembranças, quando o Unity era uma coisa e prometia ser o futuro do desktop Linux.
Mas isso não aconteceu, pelo menos não na área de trabalho do Linux, pois a Canonical decidiu encerrar o projeto.
O Unity 7 era uma interface bonita e moderna para a área de trabalho Linux, e se você ainda deseja usar em 2020, pode experimentar a distribuição Ubuntu Unity.
Então, se você sentir falta da boa e antiga área de trabalho do Unity, definitivamente tente o Ubuntu Unity.
Mesmo que ainda não seja um sabor oficial do Ubuntu, o Ubuntu Unity quer ficar perto do ciclo de lançamento do sistema operacional upstream do Ubuntu.
Esse remix usa o bom e antigo desktop Unity da Canonical como ambiente padrão, sobre a base estável do Ubuntu.
Agora, após o lançamento do Ubuntu 20.10 e do Ubuntu Unity 20.10, a equipe por trás do sabor não oficial do Ubuntu Unity também anunciou a disponibilidade geral do Ubuntu Unity 20.10 para Raspberry Pi.
Sim. O mantenedor do Ubuntu Unity, Rudra Saraswat, lançou oficialmente hoje a distribuição do Ubuntu Unity 20.10 para os computadores de placa única Raspberry Pi.
Ou seja, após mais de dois meses de desenvolvimento, o Ubuntu Unity 20.10 está agora disponível em uma forma final para o Raspberry Pi.
Novidades do Ubuntu Unity 20.10
Sob o capô, você encontrará pacotes atualizados dos repositórios de software do Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla).
Também incluído na imagem ISO está amd64-arm para ajudá-lo a configurar um ambiente Debian Stretch emulado de 64 bits para executar programas comuns de 64 bits (amd64/x86_64) em seu dispositivo Raspberry Pi.
Todos os problemas da versão alfa foram aparentemente corrigidos, então sua experiência com o Ubuntu Unity nos computadores Raspberry Pi deve ser perfeita.
Esta distro é melhor rodar a série Raspberry Pi 4 Model B, bem como o recente computador pessoal completo Raspberry Pi 400 integrado em um teclado compacto, que também é baseado no Raspberry Pi 4.
De acordo com o desenvolvedor, você também pode executar o Ubuntu Unity 20.10 nos modelos Raspberry Pi 3 Model B e Raspberry Pi 3 Model B+, mas toda a experiência pode ser um pouco lenta, especialmente ao navegar na Web com o navegador Mozilla Firefox.
Fora isso, se você é um fã do bom e velho ambiente de desktop Unity e tem um pequeno computador Raspberry Pi de sobra, você será capaz de transformá-lo em um computador versátil com o Ubuntu Unity 20.10.
Para mais detalhes sobre essa atualização, leia o anuncio de lançamento.
Baixe e experimente o Ubuntu Unity 20.10
Se você estiver interessado em instalar esta versão, as imagens ISO estão disponíveis na página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux