Ubuntu Unity 20.04.1 lançado com base no recente Ubuntu 20.04.1 LTS

Seguindo seu sistema upstream, foi lançado o Ubuntu Unity 20.04.1 com base no recente Ubuntu 20.04.1 LTS. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Você se lembra da Unity, certo? Bom, o Ubuntu Unity Remix trouxe de volta boas lembranças, quando o Unity era uma coisa e prometia ser o futuro do desktop Linux. Mas isso não aconteceu, pelo menos não na área de trabalho do Linux, pois a Canonical decidiu encerrar o projeto.

No entanto, o Unity ainda é uma coisa importante nos dispositivos móveis, graças aos UBports, que continuam o desenvolvimento do Unity 8 sob o guarda-chuva de Lomiri. Mas não se deve confundir o Unity 7 com o Unity 8.

O Unity 7 era uma interface bonita e moderna para a área de trabalho Linux, e se você ainda deseja usar em 2020, pode experimentar a distribuição Ubuntu Unity Remix 20.04.

Então, se você sentir falta da boa e antiga área de trabalho do Unity, definitivamente tente o Ubuntu Unity.

Mesmo que ainda não seja um sabor oficial do Ubuntu, o Ubuntu Unity quer ficar perto do ciclo de lançamento do sistema operacional upstream do Ubuntu.

Esse remix usa o bom e antigo desktop Unity da Canonical como ambiente padrão, sobre a base estável do Ubuntu.

Agora, após o lançamento do Ubuntu 20.04.1 LTS (Focal Fossa), a equipe por trás do sabor não oficial do Ubuntu Unity anunciou hoje a disponibilidade geral do Ubuntu Unity 20.04.1.

O Ubuntu Unity 20.04 foi lançado há cerca de três meses, com base na série de sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).

Hoje, ele vê a disponibilidade geral do primeiro lançamento pontual, o Ubuntu Unity 20.04.1, baseado no Ubuntu 20.04.1 LTS e com várias melhorias e correções de bugs.

Novidades do Ubuntu Unity 20.04.1

Ubuntu Unity 20.04.1 lançado com base no recente Ubuntu 20.04.1 LTS
Ubuntu Unity 20.04.1 lançado com base no recente Ubuntu 20.04.1 LTS

Primeiro, o tamanho da imagem ISO foi reduzido para 2,25 GB, portanto você não precisará gastar muito tempo e largura de banda para fazer o download. Segundo, a seleção do software sofreu algumas mudanças importantes.

O gerenciador de arquivos Nautilus foi substituído pelo gerenciador de arquivos Nemo do Cinnamon, a ferramenta de backup e restauração do sistema Timeshift foi adicionada pela demanda popular e o iniciador rápido de aplicativos Kupfer agora está disponível e pode ser ativado usando o atalho de teclado Ctrl + Space.

Também por demanda popular, o pacote de mensagens indicadoras, que forneceu uma visão unificada de todas as mensagens do sistema e de aplicativos, foi removido para liberar espaço no painel superior do Unity7.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Ubuntu Unity 20.04.1 adiciona um novo papel de parede à tela de login padrão do LightDM, projetada por Allan Carvalho, atualiza o navegador Firefox e Chromium para usar o gerenciador de arquivos Nemo e melhora a visibilidade de texto e ícones escuros no login tela.

Também foi removido o GNOME Control Center, do Disparador de Aplicativos. Os usuários ainda podem acessá-lo executando o comando gnome-control-center no aplicativo Terminal.

Agora também é possível acessar a opção Bloquear, Suspender, Desligar e Reiniciar apenas pressionando o botão de energia física do seu laptop, que anteriormente colocava o dispositivo no modo de suspensão / suspensão.

Por fim, o controle deslizante de instalação foi atualizado com informações sobre o Ubuntu Unity, em vez do próprio Ubuntu, e agora você pode finalmente exibir seu nome de usuário na barra de menus.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Ubuntu Unity 20.04.1

A imagem ISO do Ubuntu Unity 20.04.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.