Marius Gripsgard compartilhou no Twitter um vídeo onde mostra o Ubuntu Touch rodando no smartphone PinePhone. Confira o vídeo!
Enquanto todos esperam que o UBports liberasse uma atualização do Ubuntu Touch para o smartphone Librem 5 da Purism, que na semana passada começou a ser enviado para os primeiros compradores, Marius Gripsgard e sua equipe de desenvolvedores habilidosos conseguiram portar o sistema operacional móvel Ubuntu Touch para o PinePhone do PINE64.
Ubuntu Touch rodando no smartphone PinePhone? Já é possível!
Sim. o desenvolvedor do UBports, Marius Gripsgard, compartilhou no Twitter o que parece ser outra jogada inovadora para o projeto Ubuntu Touch.
A quick video of the pinephone running 🙂 @thepine64 @UBports pic.twitter.com/aCUN35BCTw
— Marius Gripsgard (@Mariogrip) October 3, 2019
#UbuntuTouch running on the real #PinePhone!!!!! 😀 😀 Video coming up later 😀 And it's damn smooth!! pic.twitter.com/Zce7e8M6E4
— Marius Gripsgard (@Mariogrip) October 3, 2019
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Como você pode ver no vídeo e nas capturas de tela, o Ubuntu Touch funciona perfeitamente no PinePhone, um smartphone Linux de código aberto criado pela empresa PINE64, conhecido por desenvolver os computadores de placa única (SBCs) e os computadores Pinebook .
O PinePhone vem com um bom hardware, incluindo LCD de 5,95 polegadas com resolução de 1440×720 e proporção de 18: 9, um chip Allwinner A64 Quad-Core com GPU Mali 400 MP2, 2GB LPDDR3 RAM, 16GB de armazenamento eMMC flash, porta USB-C, Micro SD inicializável, Wi-Fi 802.11/b/g/n, Bluetooth 4.0 A2DP e GPS (GPS-A e GLONASS).
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o visualizador de imagens Gthumb no Ubuntu e derivados
- Como instalar o sincronizador Syncplay no Linux via Snap
- Ubuntu Touch rodando no smartphone PinePhone? Já é possível!
- Firefox 69.0.2 lançado para corrigir o travamento do YouTube no Linux
- Call of Duty: Mobile já está disponível para Android na Google Play Store