Ubuntu Touch poderá se tornar utilizável em smartphones até o final de maio

Com o lançamento do Ubuntu 13.04 fora do caminho, o próximo grande impulso para o sistema operacional baseado em Linux são os dispositivos móveis e a unificação da experiência de uso em todos os seus dispositivos. Para que isso aconteça a versão móvel, chamada Ubuntu Touch, precisa ser implementada e exaustivamente testada. Assim, a equipe de desenvolvimento do touch, decidiu botar a mão na massa e comer o pão feito a partir dela.

Isso significa que foi estabelecido um prazo tornar o Ubuntu Touch utilizável e então eles mesmos irão usá-lo. Esse prazo foi definido para o final de Maio, sendo que depois disso, os desenvolvedores planejam instalar e usar o Ubuntu Touch em seu próprio aparelhos e o usarão para fazer chamadas e navegar na web todos os dias.

“Útilizável” é um termo muito solto. Por isso a equipe de desenvolvimento foi um pouco mais longe e definiu exatamente o que eles querem trabalhar no Ubuntu touch antes do final do mês. Veja quais são as funcionalidades:

  • Fazer e receber chamadas;
  • Enviar e receber mensagens de texto;
  • Navegar na Internet em 3G e conexões WiFi;
  • Alternar entre 3G e Wi-Fi sem quebrar as coisas;
  • Adicionar, remover e importar informações de contatos;
  • Garantir que o telefone pode ser atualizado, mantendo os dados do usuário;
  • Permitir que o sensor de proximidade escureça a tela quando o usuário levantar o telefone para falar;

No geral, todas essa funcionalidades contribuem para uma experiência muito boa, mas a equipe também percebe que isso está muito aquém de um estado totalmente funcional. Por exemplo, você não será capaz de instalar aplicativos, a câmera provavelmente não será acessível, e como todo mundo tem aparelhos diferentes, será quase certo que ocorrerão alguns problemas de compatibilidade de hardware. Mas então, esse é o ponto onde será preciso encontrar os erros e descobrir como resolvê-los.

Este é apenas um prazo para a equipe de desenvolvimento, mas os mais corajosos entre vocês podem ser capaz de obter acesso ao Build no final de maio e poderão compilar ele e experimentá-lo. Claro, é bom fazer isso em um aparelho de reserva, não no seu dispositivo principal de comunicação.  Apesar de já existir uma versão developer preview disponível, esta nova compilação prometida para o final de maio é bem mais promissora para quem quer ter uma experiência muito mais completa.

Para quem não está disposto a se arriscar fazendo a  instalação de builds “developer preview”, a boa notícia é que o primeiro lançamento oficial do sistema pode estar bem próximo, já que a Canonical tem como objetivo estar com o Ubuntu Touch pronto para outubro deste ano.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile