Se você já possui um tablet Linux da Jingling e que melhorá-lo, o Ubuntu Touch pode dar nova vida ao tablet JingPad A1.
Lançado no ano passado por uma startup chinesa chamada Jingling, o JingPad A1 foi projetado para rodar uma distribuição Linux compatível com tablets chamada JingOS.
O JingPad A1 é um tablet com especificações e software premium incomuns e inacabados. Mas a empresa que fabrica o tablet (e seu sistema operacional) passou por momentos difíceis, colocando em dúvida o futuro do JingPad A1.
Já possui um? Você pode dar uma nova vida ao tablet graças a uma distribuição Linux diferente: agora você pode instalar o Ubuntu Touch no tablet JingPad A1.
Ubuntu Touch for the @JingOS_official JingPad is now officially in the @UBports Installer!
It will also receive the stable OTA-23 when it's ready, you're going to use the development branch until then. https://t.co/OA1LyQiQbl
— Codemaster Freders (@fredldotme) March 13, 2022
Ubuntu Touch pode dar nova vida ao tablet JingPad A1
O JingOS é um sistema operacional baseado em Linux capaz de executar aplicativos Linux de desktop e alguns aplicativos Android.
Mas sua fama é que ele possui uma interface de usuário personalizada otimizada para tablets, dando à distribuição Linux uma sensação semelhante ao iOS ou Android.
Mas o sistema operacional ainda é bastante áspero, e não está claro quanto suporte os usuários podem esperar depois que a Jingling demitiu alguns de seus funcionários e vendeu os tablets JingPad A1 são preços de liquidação.
Embora a empresa tenha fornecido instruções para desbloquear o bootloader e instalar o Google Android, mas é uma versão em chinês do Android sem acesso à Google Play Store.
Agora há outra opção de sistema operacional. Os desenvolvedores do Ubuntu Touch lançaram recentemente uma versão de teste para o tablet.
Na época, você precisava pular alguns aros para instalá-lo. Mas o processo deve ser muito mais simples agora que você pode usar o UBPorts Installer oficial para carregar o sistema operacional no JingPad A1.
Ubuntu Touch é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu desenvolvida pela UBPorts que surgiu das cinzas dos esforços da Canonical para construir uma versão oficial do Linux para smartphones e tablets há quase uma década.
A Canonical eventualmente desistiu do projeto, mas a UBPorts pegou os pedaços e continuou desenvolvendo a distribuição móvel do Linux.
Você pode descobrir mais sobre o Ubuntu Touch no site UBPorts ou lendo a documentação do sistema operacional.
Já o JingPad A1 é um tablet de 11 polegadas com tela AMOLED de 2368 x 1728 pixels, processador Unisoc Tiger &510 octa-core, 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, bateria de 8.000 mAh, câmera traseira de 16 MP e frontal de 8 MP, e suporte para entrada de dedo e caneta, bem como uma tampa de teclado opcional.