Para obter um melhor suporte de hardware nesse dispositivo, o Ubuntu Touch para o PinePhone está mudando para um novo kernel.
O Ubuntu Touch pode ser executado em dezenas de smartphones originalmente fornecidos com o Android, graças à ferramenta Halium, que permite que a distribuição Linux se comunique com o hardware desses telefones usando drivers Android.
Mas se você estiver executando o Ubuntu Touch em um PinePhone, você não precisa do Halium, pois o telefone suporta kernels Linux de linha principal (mainline) ou kernels modificados como o kernel da Megi, que geralmente está muito à frente do pacote quando se trata de adicionar recursos para suportar hardware.
Até recentemente, o Ubuntu Touch para Pinephone usava uma versão do kernel Linux 5.6, mas recentemente os desenvolvedores começaram a migrar para os kernels 5.10 e 5.11 da Megi, que trazem estabilidade e confiabilidade de hardware aprimoradas.
Ubuntu Touch para o PinePhone está mudando para um novo kernel para melhor suporte de hardware
De acordo com uma atualização postada no blog Pine64, até agora o novo kernel permite:
- Maior confiabilidade da rede móvel
- Visor de câmera acelerado por hardware (para atualizações de vídeo mais rápidas enquanto enquadra sua foto)
- Maior confiabilidade para áudio de chamadas telefônicas
Dito isso, ainda existem alguns bugs a eliminar, então o branch estável do Ubuntu Touch para o PinePhone ainda está usando o kernel antigo.
Mas os usuários que desejam experimentar o kernel mais recente podem entrar no menu Configurações do Ubuntu Touch, escolher Atualizações e, em seguida, selecionar Atualizar configurações para mudar para os canais de Desenvolvimento, Candidato de Lançamento ou atualização do kernel.
Essa última opção fornecerá os recursos mais avançados, mas também é o canal menos estável, então prossiga com cuidado.
Dando uma olhada na versão mais recente do canal de atualização do kernel esta manhã e, embora eu não tenha conseguido fazer a câmera funcionar, a interface do usuário, o navegador da web e outros aplicativos parecem funcionar sem problemas.
Você pode ver uma ação integrada recente neste breve vídeo da Pine64:
E em outras notícias recentes do Ubuntu Touch/PinePhone, o aplicativo Teleports agora está funcionando no PinePhone.
Teleports é um aplicativo Ubuntu Touch que funciona como um cliente para a plataforma de chat e mensagens do Telegram. Embora seja compatível com outros dispositivos rodando Ubuntu Touch por algum tempo, ele estava quebrado no PinePhone até recentemente.
Agora, os desenvolvedores do UBPorts dizem que um bug que fez o aplicativo travar foi corrigido e não deve ser mais um problema.