O desenvolvedor Luksus informou que um port do Ubuntu Touch para Fairphone 3 com Android 10 já está disponível. Confira os detalhes dessa novidade.
O Fairphone 3 é um smartphone fabricado com materiais de origem ética (quando possível) e projetado para ser reparado – o fabricante do telefone vende peças de reposição e até mesmo um módulo de atualização de câmera que essencialmente transforma o telefone em um Fairphone 3+.
Enquanto o Fairphone 3 vem com o software Android, o bootloader é desbloqueável e você pode instalar sistemas operacionais alternativos, incluindo o LineageOS baseado em Android ou /e/OS, bem como distribuições GNU-Linux como Ubuntu Touch.
Alguns meses atrás, uma versão do Ubuntu Touch para Fairphone 3 e 3+ foi lançada. Ele foi projetado para instalação em telefones com Android 9. Agora, há uma nova compilação que é compatível com smartphones Fairphone série 3 com Android 10.
Ubuntu Touch para Fairphone 3 com Android 10 já está disponível
O desenvolvedor Luksus diz que o novo port experimental do Ubuntu Touch para o Fairphone 3 com Android 10/Halium 10 não está tão madura quanto a versão anterior, e há alguns recursos que ainda não estão funcionando.
Os maiores problemas? Os sons do sistema ainda não estão funcionando, então você não ouvirá chamadas telefônicas ou notificações de mensagens. E os dados móveis ainda não estão funcionando.
Ainda assim, chamadas telefônicas, mensagens de texto, WiFi e recurso de câmera são todos funcionais, então o Ubuntu Touch está pronto para teste e pode até ser utilizável por algumas pessoas, dependendo de suas necessidades.
Você pode encontrar instruções para instalar o Ubuntu Touch no Fairphone 3 e Fairphone 3+ no fórum UBPorts.
O motivo pelo qual os desenvolvedores precisam criar uma nova versão do Ubuntu Touch para telefones que executam versões mais recentes do Android é que, quando você instala o Ubuntu Touch no Fairphone 3 (e na maioria dos outros telefones fornecidos originalmente com o Android), ele usa algo chamado Halium.
Essa é uma camada de abstração de hardware que usa o kernel Linux fornecido por um fabricante de dispositivo e permite que uma distribuição Linux se comunique com o hardware de um telefone contando com os serviços Android.
Existem algumas exceções – o PinePhone, por exemplo, é projetado para usar um kernel Linux principal, então Halium não é necessário e não há dependência de uma versão específica do Android.
Mas outros telefones com suporte oficial ou não oficial ao Ubuntu Touch, como o Volla Phone e o Fairphone 3, precisam ser atualizados dependendo da versão do Android em execução no telefone.