O desenvolvedor XDA erfanoabdi criou uma imagem que permite executar o Ubuntu Touch em qualquer dispositivo Android, graças ao Project Treble.
A capacidade de inicializar uma imagem de sistema genérico (GSI) da AOSP em um dispositivo Android compatível é um dos melhores resultados do Project Treble, mas uma conquista semelhante ainda precisa ser feita no domínio do desenvolvimento genérico do kernel.
O Google exige um requisito mínimo de versão do kernel do Linux a cada nova versão do Android, mas você ainda não pode simplesmente exibir uma distribuição genérica do ARM Linux no seu smartphone Android e esperar que ela funcione devido ao fato de a maioria dos dispositivos Android ser não usando um kernel Linux mainline (principal.
Existe um projeto orientado pela comunidade chamado UBports que quer levar o Ubuntu Touch (uma versão móvel da popular distribuição Ubuntu Linux) para dispositivos Android, mas seu suporte a dispositivos é bastante mínimo até o momento.
O desenvolvedor XDA erfanoabdi, no entanto, está tentando lidar com a situação de um ângulo diferente.
Em vez de esperar que os patches específicos do dispositivo sejam desembarcados na árvore principal de fontes do kernel Linux, o desenvolvedor criou com êxito uma imagem do Ubuntu Touch, semelhante ao GSI, independente da plataforma, que pode ser instalada em qualquer dispositivo compatível com o Project Treble.
Ubuntu Touch em qualquer dispositivo Android? Sim! com o Ubuntu Touch GSI
Se o nome desse desenvolvedor lhe soa familiar, é porque é? Bem, erfanoabdi é a pessoa que conseguiu portar o Ubuntu Touch para o Xiaomi Redmi Note 7 há alguns meses atrás.
Diferente da versão inicial, o GSI atual (que ainda é baseado no Ubuntu 16.04 LTS) é quase um driver diário.
Você pode enviar/receber chamadas, conectar-se aos seus periféricos Bluetooth, utilizar o GPS e até executar aplicativos Android, graças ao ambiente Anbox embutido.
Meu dispositivo é compatível com o Ubuntu Touch GSI?
Provavelmente sim. A interface do fornecedor subjacente deste GSI é testada em um firmware baseado no Android 9 Pie, embora o GSI também funcione em imagens de fornecedores mais antigas do Android 8.0 e 8.1.
Além disso, você precisa corrigir o kernel padrão para torná-lo compatível com o Project Halium. Esta parte é um pouco complicada, pois ainda não há como corrigir a imagem de inicialização existente do seu dispositivo Android.
Você pode criar o halium-boot a partir da fonte ou compilar uma versão modificada autônoma do seu kernel padrão, aplicando manualmente os patches apropriados na parte superior do código fonte do kernel. Leia mais sobre isso nesse endereço.
Depois de concluir a parte do patch, você poderá instalar o Ubuntu Touch GSI como qualquer outro GSI do Android. O processo de piscar exigirá que você formate sua partição de dados, faça um backup com antecedência.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE