E foi lançado o Ubuntu Touch 20.04 OTA-7 com correções de segurança, e mais. Confira os detalhes desse update e veja como instalar.
Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.
Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.
Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.
Agora, a UBports Foundation anunciou o lançamento e disponibilidade geral do Ubuntu Touch 20.04 OTA-6 como a versão estável mais recente deste sistema operacional móvel que respeita a privacidade e a liberdade baseado no Ubuntu para smartphones e tablets.
Novidades do Ubuntu Touch 20.04 OTA-6
Ubuntu Touch OTA-7 é a sétima atualização estável baseada no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) trazendo importantes correções de segurança e outras mudanças.
Este é um lançamento surpresa até para mim porque o Ubuntu Touch OTA-6 chegou há apenas três semanas, mas a UBports precisava entregar rapidamente correções para dois problemas de segurança importantes que afetavam o servidor de áudio PulseAudio no Ubuntu Touch, o que poderia afetar a privacidade do usuário.
O primeiro problema poderia permitir que aplicativos confinados removessem o módulo do sistema de permissão Trust Store do servidor PulseAudio.
Por causa disso, os aplicativos poderiam acessar o microfone do telefone sem que o usuário soubesse, entre várias outras ações privilegiadas.
O segundo problema pode permitir que aplicativos confinados travem o servidor PulseAudio ao executar um controle de volume em um dispositivo virtual específico quando um fone de ouvido Bluetooth estiver conectado.
A UBports disse que:
“Ambos os problemas são específicos da maneira como o Ubuntu Touch corrige e usa o Pulseaudio. No entanto, o segundo problema tem o potencial de afetar algumas instalações do Ubuntu 16.04 executando configuração não padrão. Como tal, coordenamos com a Canonical o momento antes de fazer este anúncio.”
O Ubuntu Touch OTA-7 está sendo lançado agora para todos os dispositivos suportados, incluindo o Asus Zenfone Max Pro M1, F(x)tec Pro1 X, Fairphone 3 e 3+, Fairphone 4, Google Pixel 3a e 3a XL, JingPad A1, Oneplus 5 e 5T, OnePlus 6 e 6T, OnePlus Nord N10 5G, OnePlus Nord N100, Sony Xperia X, Vollaphone, Vollaphone X, Vollaphone 22, Vollaphone X23 e Xiaomi Poco X3 NFC / X3.
Usuários existentes do Ubuntu Touch no canal Stable receberão a atualização OTA-7 por meio da tela Atualizações do aplicativo Configurações do sistema.
A implementação começa agora, mas nem todos os usuários receberão a atualização OTA-7 ao mesmo tempo, então confira uma atualização nos próximos dias.
Para saber mais sobre essa versão do Ubuntu Touch 20.04 OTA-5, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
A atualização do Ubuntu Touch 20.04 OTA-7 agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Os usuários podem atualizar suas instalações selecionando o canal estável 20.04 em Configurações do sistema > Atualizações > Configurações > Canais.
No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.
Observe que os dispositivos PinePhone e PineTab são atualizados independentemente do resto dos dispositivos oficialmente suportados.
Uma lista de dispositivos suportados e opções de download pode ser encontrada na página Dispositivos do projeto.