E foi lançado o Ubuntu Touch 20.04 OTA-6 com suporte ao Android HAL, e mais. Confira os detalhes desse update e veja como instalar.
Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.
Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.
Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.
Agora, a UBports Foundation anunciou o lançamento e disponibilidade geral do Ubuntu Touch 20.04 OTA-6 como a versão estável mais recente deste sistema operacional móvel que respeita a privacidade e a liberdade baseado no Ubuntu para smartphones e tablets.
Novidades do Ubuntu Touch 20.04 OTA-6
O Ubuntu Touch, o sistema operacional móvel focado na privacidade e respeitando a liberdade da UBports, recentemente lançou sua atualização mais recente, o Ubuntu Touch 20.04 OTA-6.
Esta é uma versão de manutenção na série 20.04, mas ainda traz algumas melhorias importantes. Dito isso, algumas melhorias valem a pena serem notadas:
- Suporte para a mais nova camada de abstração de hardware do Android (HAL) : Algum suporte para as gerações mais novas do Android HAL foi adicionado, o que ajudará a pavimentar o caminho para o suporte futuro de dispositivos, incluindo o Fairphone 5 e o próximo Volla Phone Quintus. O suporte completo ainda está em andamento, mas este é um passo promissor para a frente.
- Estabilidade de exibição sem fio aprimorada : os usuários podem esperar melhor estabilidade na funcionalidade de exibição sem fio em certos dispositivos. Essa melhoria, graças a Azkali da Volla, é parte das melhorias contínuas que estão sendo feitas para aprimorar a experiência do usuário.
- Correções de bugs e atualizações de segurança : como em qualquer versão de manutenção, o OTA-6 também aborda correções gerais de bugs e inclui atualizações de segurança essenciais.
Infelizmente, a equipe teve que reverter o suporte VoLTE para o Volla Phone X23 e o Volla Phone 22 executando a porta Halium 12 devido a uma regressão de última hora. A equipe está trabalhando ativamente para corrigir esse problema e planeja reintroduzir o suporte VoLTE para esses dispositivos no futuro.
Se você for um usuário existente do Ubuntu Touch, receberá a atualização OTA-6 por meio da tela Atualizações nas Configurações do sistema. A implementação ocorrerá em etapas, com dispositivos selecionados aleatoriamente para receber a atualização para garantir a estabilidade.
Assim que seu dispositivo estiver qualificado, você receberá uma notificação e poderá instalar a atualização diretamente.
Para aqueles ansiosos para obter a atualização imediatamente, há uma opção para acioná-la manualmente. Conecte seu dispositivo a um computador, abra um terminal e execute o seguinte comando no shell ADB:
sudo system-image-cli -v -p 0 --progress dots
Isso fará o download e instalará a atualização, mas tenha em mente que pode demorar um pouco, dependendo da sua conexão de internet. Se você for um novo usuário interessado em instalar o Ubuntu Touch, instruções detalhadas podem ser encontradas em https://devices.ubuntu-touch.io.
Por fim, nos próximos dias, o Ubuntu Touch 20.04 OTA-6 será lançado para os seguintes dispositivos suportados:
- Xiaomi Poco X3 NFC / X3
- Asus Zenfone Max Pro M1
- F(x)tec Pro1 X
- Fairphone 3, 3+ e 4
- Google Pixel 3a e 3a XL
- JingPad A1
- OnePlus 5, 5T, 6, 6T, Nord N10 5G e Nord N100
- Sony Xperia X
- Série Vollaphone (X, 22, X23)
Para saber mais sobre essa versão do Ubuntu Touch 20.04 OTA-5, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
A atualização do Ubuntu Touch 20.04 OTA-6 agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Os usuários podem atualizar suas instalações selecionando o canal estável 20.04 em Configurações do sistema > Atualizações > Configurações > Canais.
No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.
Observe que os dispositivos PinePhone e PineTab são atualizados independentemente do resto dos dispositivos oficialmente suportados.
Uma lista de dispositivos suportados e opções de download pode ser encontrada na página Dispositivos do projeto.