Ubuntu Sway Remix 23.10 lançado com base no Ubuntu 23.10

E foi lançado o Ubuntu Sway Remix 23.10 com base no Ubuntu 23.10. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

É surpreendente o número de Remixes que estão surgindo nos últimos anos. O primeiro Remix que conheci foi o Ubuntu MATE, que não me lembro de ter esse “sobrenome”.

Sim, ele foi carregado pelo último a entrar na família Ubuntu, Ubuntu Budgie, e desde então Ubuntu Cinnamon, UbuntuDDE, Ubuntu Unity, Ubuntu Web e Ubuntu Lumina apareceram (este último nunca foi ouvido). Agora há outro novo remix: Ubuntu Sway.

Os gerenciadores de janelas são muito populares entre aqueles que os experimentam. Um dos mais usados ​​é o i3wm, mas espera-se que eles acabem abandonando quando o Wayland tomar mais destaque.

Sua evolução é o Sway, outro “gerenciador de janelas” que é compatível principalmente com o i3, mas difere dele principalmente por usar Wayland e não X11.

Além disso, possui uma estética um pouco mais cuidadosa, mas não existe há tanto tempo e há coisas em que precisa melhorar.

E, agora, a nova versão do Ubuntu 23.04 está disponível há alguns dias e com ela começaram a chegar os lançamentos dos diferentes sabores oficiais e não oficiais da distribuição.

E neste caso vamos falar sobre um sabor não oficial que já foi atualizado para a nova versão, o sabor sobre o qual falaremos é o Ubuntu Sway Remix 23.10, que fornece um desktop pré-configurado e pronto para uso baseado no gerenciador de blocos Sway.

Novidades do Ubuntu Sway Remix 23.10

Ubuntu Sway Remix 23.10 lançado com base no Ubuntu 23.10

Ubuntu Sway Remix 23.10 está posicionado como uma edição não oficial do Ubuntu 23.10, criada pensando tanto em usuários experientes de GNU/Linux quanto em iniciantes que desejam experimentar o ambiente do gerenciador de janelas lado a lado sem a necessidade de uma configuração demorada.

Nesta nova versão apresentada do Ubuntu Sway Remix 23.10, destaca-se que foi integrado o componente sway-systemd, que implementa um mecanismo para iniciar os serviços systemd do usuário quando o desktop carrega, bem como colocar os aplicativos e serviços iniciados em separado grupos de controle, que, ao usar o daemon systemd-oomd, permitem identificar com mais precisão os processos que consomem mais recursos e responder mais rapidamente à falta de RAM.

Outra mudança que se destaca nesta nova versão é o processamento dos diretórios ~/.config/autostart e /etc/xdg/autostart, que também foram alterados para usar o systemd: aplicativos iniciados automaticamente agora serão iniciados somente após o Sway estar totalmente carregado e o mecanismo do elemento de notificação de status (SNI) está pronto, o que possibilitou a eliminação da condição de corrida.

Além disso, o sway-systemd tornou possível implementar o desligamento adequado de aplicativos e serviços em execução ao efetuar logout, reinicialização ou desligamento do sistema.

Para completar, no Ubuntu Sway Remix 23.10, o EarlyOOM, que monitora o consumo de recursos por processos e inicia o OOM Killer no momento certo, foi substituído pelo systemd-oomd.

Por outro lado, para gerenciar conexões Bluetooth, Ubuntu Sway Remix 23.10 usa o utilitário Blutuith, que suporta recebimento e transmissão de arquivos através do protocolo OBEX, controle remoto de dispositivos conectados, gerenciamento flexível de adaptadores Bluetooth conectados, etc.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • O utilitário de visualização de imagens Swayimg foi substituído pelo IMV, que é mais funcional e suporta um maior número de formatos de imagem.
  • Atualizado o utilitário para configurar dispositivos de entrada Sway Input Configurator, no qual apareceu suporte para localização
  • O catálogo de traduções é extenso
  • Métodos de clique configurados em touchpads sem botões físicos (clickpads), touchpad
  • Eventos foram configurados, por exemplo, para desabilitar temporariamente o touchpad ao conectar um mouse, e pequenos bugs de interface foram corrigidos.
  • Foi adicionado suporte para Raspberry Pi, expandindo o catálogo de suporte para os modelos 3b, 3b+, 4 e 400 (somente arm64)

Para saber mais sobre essa distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Ubuntu Sway Remix 23.10

A imagem ISO do Ubuntu Sway Remix 23.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile