Apesar de atualmente não utilizarem essa tecnologia nos releases, no futuro, o Ubuntu Sway 24.10 usará pacotes Snap.
Em abril deste ano, embora alguns tenham perdido, houve uma versão Noble Numbat do Ubuntu Sway.
Entre suas funcionalidades, além de utilizar um ambiente gráfico – sim um gerenciador de janelas – que não utiliza nenhum outro sabor oficial, também descobrimos que não suporta pacotes snap.
No momento, e se não me engano, existe apenas um sabor buntu sem suporte para o tipo de pacotes da Canonical, a versão mínima do Lubuntu 24.04, mas parece que para fazer parte da família o suporte deve estar incluído .
É por isso que no final de julho me chamou a atenção um toot (mensagem na rede Mastodon) da conta oficial do Ubuntu Sway Remix, garantindo que vão recuperar os pacotes Snap.
Dizem que é um experimento, mas a especulação é inevitável: o movimento não poderia ser uma coincidência, mas sim para tentar se aproximar do que a Canonical espera de um sabor oficial.
Ubuntu Sway 24.10 usará pacotes Snap
Sim. O Ubuntu Sway 24.10 usará pacotes Snap. E o projeto tem seus motivos para não usá-lo atualmente, embora não seja um motivo convincente.
“No Ubuntu Sway Remix 24.10, o Snap retornará como um experimento. Neste momento, os problemas mais críticos com pacotes snap em ambientes Wayland foram resolvidos, e como o Ubuntu Sway Remix 24.10 não é uma versão LTS, isso permitirá que o Snap seja testado em condições reais, no ambiente Sway. Em caso de detecção de problemas críticos, o Snap será removido do sistema até tempos melhores.”
Embora alguns de nós tenhamos pensado que a não inclusão de pacotes snap neste remix foi porque seus desenvolvedores não gostaram deles, esta informação afirmaria que se eles não são usados é porque não funcionam bem no Wayland, o que não parece fazer muito sentido se levarmos em conta que o Ubuntu usou o Wayland por padrão em várias versões. Outra coisa é que eles não funcionarão bem no Wayland + Sway, e esse é o ponto:
“Os pacotes Snap enfrentam problemas específicos ao serem executados em um ambiente Wayland, e isso é ainda mais complicado em combinação com o compositor Sway. […] algumas configurações do Wayland, principalmente com o Sway, apresentam problemas”, me disse ChatGPT.
O fato de incluírem a palavra Remix em seu nome tem um significado: que pretendem fazer parte da família oficial. É difícil fazer isso sem implementar pacotes snap, e é por isso que eles vão tentar usá-los.
É possível que nas próximas semanas anunciem que o Ubuntu Sway se torne um sabor oficial, e se ainda não for para 25.04 ou 25.10… se for o caso.