Depois de algum tempo sem novidades e usuários mudando para outros sabores, a equipe do Ubuntu Studio planeja um reboot para a versão 18.10. Confira os detalhes dessa possível mudança.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Recentemente, a equipe do Ubuntu Studio, um dos sabores oficiais do Ubuntu, afirmou que planeja “reiniciar” o sistema e oferecer uma outra abordagem que mantenha a mesma filosofia de distribuição, mas de maneira mais atualizada e ativa para seus usuários.
Ubuntu Studio planeja um reboot para a versão 18.10
É isso mesmo, a equipe do Ubuntu Studio planeja um reboot para a versão 18.10. Sim, os planos estão em andamento para “reiniciar” o Ubuntu Studio, o que acontecerá na próxima versão de outubro.
Fala-se de um novo software, um novo visual, um novo site e um sentido de propósito renovado.
Desta forma, o Ubuntu Studio pretende ser um sucesso e fazer com que mais usuários optem por este sabor oficial, bem como para avançar, porque durante os últimos meses o seu desenvolvimento não tem sido muito ativo e ameaça a continuidade desse sabor oficial.
O Ubuntu Studio é uma versão oficial do Ubuntu que usa o Xfce como desktop principal, mas que se distingue dos outros sabores oficiais por ter um grande pacote de ferramentas gráficas e multimídia como o GIMP, o Inkscape, o Blender, o JACK, o Darktable, o FFMPEG, o Ardour e muitos, muitos mais.
Tudo isso para que, ao terminar a instalação, o usuário possa começar a criar usando Software Livre.
Entretanto, a falta de suporte e a facilidade no pós-instalação do Ubuntu fez com que muitos usuários deixassem o Ubuntu Studio e optassem pelo Ubuntu ou o Xubuntu.
Os desenvolvedores do Ubuntu Studio informaram que para o Ubuntu Studio 18.10 eles vão dar um golpe de efeito que irá além de um facelift simples, ele oferecerá algo espetacular que ainda não foi feito.
Apesar da mudança radical, o sistema manterá sua filosofia. Portanto, continuaremos a encontrar ferramentas como Vlc, OpenShot, Gimp ou Inkscape depois do reboot do Ubuntu Studio.
Fala-se também de uma mudança de desktop, algo que poderia ser impressionante e até mesmo prejudicial para os usuários mais fiéis a este sabor oficial, já que um desktop pesado dificilmente poderia ser melhor que o Xfce.
Mas até lá, é melhor esperar para ver o que realmente muda no Ubuntu Studio.
E eu espero que eles sejam positivos porque o sistema não está passando pela sua melhor fase. Para você ter uma ideia da atual situação dele, o Ubuntu 18.04 será uma versão normal e não será o LTS, já que a equipe não pode pagar por isso.
Então, o que você acha que vai mudar no Ubuntu Studio? Será uma nova reinicialização ou o fim do sistema?
Fique ligado no Blog que, assim que sair qualquer novidade sobre o assunto, publicarei algo.
Conheça melhor o Ubuntu Studio
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.