Ubuntu Studio 20.04 será uma versão LTS? Será sim!

Em meio a um questionamento se o Ubuntu Studio 20.04 será uma versão LTS, a resposta que veio foi um sonoro “Sim”! Confira os detalhes dessa polêmica e o futuro dessa distro.

Atualmente, existem oito sabores oficiais do Ubuntu. Se nada acontecer, serão nove em breve, já que o Ubuntu Cinnamon está trabalhando para isso. Onde há mais dúvidas, é o que acontecerá no futuro a longo prazo com a variante Ubuntu Studio.

Ubuntu Studio 20.04 será uma versão LTS? Será sim!

Já havia um debate sobre se eles deixariam de ser o sabor oficial meses atrás e agora a questão era se o Ubuntu Studio 20.04 seria uma versão LTS.

Felizmente, já temos uma resposta, embora não definitiva. A resposta que eles nos deram em uma entrada em seu site oficial é sim, o Ubuntu Studio 20.04 será uma versão LTS.

Ubuntu Studio 20.04 será uma versão LTS? Sim!

Na verdade, eles não têm muita certeza disso, mas essa é a intenção.

Se não houver grandes mudanças, o Ubuntu Studio 20.04 será suportado por 3 ou 5 anos, algo que não podemos detalhar melhor porque, embora seja normal que as versões LTS do Ubuntu sejam suportadas por 5 anos, alguns de alguns sabores estão sozinhos por 3 anos e o futuro do Ubuntu Studio é incerto.

As dúvidas da comunidade são justificadas. Como a mesma equipe do Ubuntu Studio diz, é normal que as tenhamos se o Bionic Beaver, a versão mais recente do Ubuntu, não tivesse uma versão Studio.

Além disso, há um ano, eles estavam se perguntando se iriam avançar ou não, então, todos juntos, nos forçaram a ser pessimistas e a não acreditar que a próxima versão seria suportada por vários anos.

Mas o Ubuntu Studio foi responsável por deixar uma coisa clara: dúvidas e sintomas de fraqueza são coisa do passado.

Se eles não fossem fortes, não haveria Ubuntu Studio 19.04 e muito menos 19.10.

Agora eles estão mais fortes do que nunca, em parte graças à liderança de Erich Eichmeyer, que permite escolher pacotes específicos do Ubuntu Studio.

Outros desenvolvedores como Ross Gammon ou Thomas Ward também estão ajudando.

O artigo publicado hoje também serviu para anunciar que eles lançarão um novo site (uma reformulação) e que os controles do Ubuntu Studio serão muito melhores em 20.04 LTS, além de adicionar alguns plugins/instrumentos de áudio adicionais.

Embora a maioria das mudanças tenha a ver com polir o que elas lançaram em outubro passado.

Eles realmente têm um futuro promissor?

Como usuário do Ubuntu Studio por alguns meses, não fiquei surpreso que houvesse um debate sobre se deveria ser de sabor oficial ou não.

Pessoalmente, acabo usando uma versão cujo design/funções eu gosto e que não tem tanto software instalado, muito do que nunca usei.

Esse parecia ser o debate: é realmente necessário um sabor que “apenas” tenha pacotes diferentes instalados por padrão? Embora eles digam que estão mais fortes do que nunca, a dúvida, se deve ser de sabor oficial, ainda existe.

No momento, o “sim” vence, um sim que dá a maior parte da comunidade de usuários. Você é um deles? 

O que está sendo falado no blog

Post Views: 232

Sair da versão mobile