Confira as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS

Confira as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS, que foi lançado lançado recentemente e traz instalador renovado, Chrony, Netplan, além de outros componentes atualizados.


Já mostrei uma visão geral dos novos recursos do Ubuntu Desktop 18.04 LTS, portanto, neste artigo, vamos dar uma olhada no que há de novo no Ubuntu Server 18.04 LTS.

Confira as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS
Confira as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS

Mais sobre o Ubuntu 18.04 LTS

Todos os artigos sobre o Ubuntu 18.04 LTS! Confira!Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS
Como atualizar para o Ubuntu 18.04 LTS LTS via terminal
Como atualizar para o Ubuntu 18.04 LTS na versão desktop
Confira as principais novidades do Ubuntu 18.04 LTS
Confira as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS
Confira as novidades do Ubuntu Budgie 18.04 LTS
Confira as novidades do Xubuntu 18.04 LTS e experimente
Confira as novidades do Kubuntu 18.04 LTS
Confira as novidades do Ubuntu MATE 18.04 LTS e experimente
Ubuntu 18.04 LTS já está disponível para download – Baixe agora!

Confira as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS

São muitas as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS, mas antes de tudo, você deve saber que esta versão é alimentada pela série de kernel do Linux 4.15, que inclui correções para as vulnerabilidades de segurança do Meltdown e Specter.

O kernel incluído também fornece suporte para o mais recente hardware e periféricos da IBM, Intel e outros fabricantes backported da série do kernel Linux 4.16, suporte para assinatura de acolhimento POWER e kernels NV, suporte de encriptação de memória seguro AMD (AMD secure memory encryption), e o driver mais recente MD com aprimoramentos de software RAID.

Instalador do Ubuntu Server da próxima geração, Chrony e Netplan

Dentre as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS, provavelmente o novo recurso mais significativo seja o seu instalador, que foi repaginado, e que promete oferecer aos usuários o mesmo nível de conforto e rapidez do instalador do Ubuntu Desktop.

No entanto, se você precisar usar recursos como LVM, RAID, VLANs, bonds ou multipath, bem como reutilizar partições existentes, ainda será necessário usar o instalador alternativo. Outra mudança importante é a depreciação do ifupdown e sua substituição pela Netplan.

A configuração back-end no Ubuntu Servidor 18.04 LTS é fornecido pelo systemd-networkd por padrão, e chrony Substitui o dNTP daemon Network Time Protocol como o servidor recomendado para o protocolo NTP. O systemd-timesyncd é usado para necessidades básicas de sincronização de horário.

Sobre isso, a Canonical afirmou o seguinte:

“Indo junto com esta mudança, ntpd foi rebaixado do main para o universe. Ntpd continuará a funcionar, mas só receberá melhor esforço de manutenção de segurança. Ao atualizar para o Ubuntu 18.04 é altamente recomendável migrar para chrony, se você tinha configurado o ntpd antes.”

Componentes atualizados no Ubuntu Server 18.04 LTS

Como esperado, Ubuntu Server 18.04 LTS vem com numerosos componentes atualizados, dente esses, podemos citar o LXD 3.0 system container manager, QEMU 2.11.1 virtual machine manager, libvirt 4.0 virtualization API, DPDK (Data Plane Development Kit) 17.11.x e o Open vSwitch 2.9 distributed virtual multilayer switch.

A ferramenta de provisionamento de servidores físicos Canonical MAAS (Metal as a Service) foi atualizado para a versão 2.4 beta 2 no Ubuntu Server 18.04 LTS, que inclui também up-to-date componentes como cloud-init 18.2, curtin 18.1, PHP 7.2.x, Apache 2.4.29, Nginx 1.14.0, SSSD 1.16.x e OpenStack Queens.

Por último, mas não menos importante, o landscape-client foi portado para Python 3, ubuntu-advantage-tools vem com suporte novo e dinâmico para Canonical Livepatch MOTD e exibe o status de que livepatches ao entrar em um console, bem como um novo enable-fips-updates, para ativar um repositório FIPS especial.

Existem também numerosos aprimoramentos específicos do s390x, os quais você pode estudar nas notas de lançamento. Você pode baixar Servidor Server 18.04 LTS agora através dos links abaixo para 64-bit (amd64), AArch64 (ARM 64-bit), IBM System z (s390x), Power PC 64-bit Little Endian (PPC64el), ou sistemas ARMhf/Raspberry Pi 2.

Observe que as instalações de 32 bits (i386) agora são mais suportadas.

Para mais detalhes sobre essa versão, dê uma olhada na nota de lançamento.

Confira o Review do sistema, assistindo esse vídeo:

%CODE1%

Baixe e experimente o Ubuntu Server 18.04 LTS Bionic Beaver

Agora que você já sabe (quase) tudo sobre o Ubuntu Server 18.04 LTS, use o link abaixo para baixar a imagens ISO de instalação do sistema.

  • Ubuntu Server 18.04 LTS
  • Como atualizar para o Ubuntu 18.04 LTS via terminal (server e desktop)
    Como instalar o Ubuntu Server de um jeito simples, rápido e direto

    Verifique se a imagem ISO está corrompida

    Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
    Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

    Como gravar uma imagem ISO no Linux

    Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
    Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
    Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
    Como criar um pendrive de instalação
    Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
    Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

    O que está sendo falado no blog

    Sobre o Edivaldo Brito

    Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.