Martin Wimpress, líder de desktop do Ubuntu e pelo co-fundador do Ubuntu MATE, criou o Ubuntu Retro Remix, uma nova distro para Raspberry Pi para gamers retrô.
Se você é um amante incondicional de jogos retrô, a nova distribuição do Ubuntu Retro Remix, a ser lançada, pode ser de grande interesse.
Conheça o Ubuntu Retro Remix
O projeto Ubuntu Retro Remix foi iniciado pelo líder de desktop do Ubuntu e pelo co-fundador do Ubuntu MATE, Martin Wimpress.
Esse é um sistema operacional não-oficial baseado no Ubuntu Linux para jogos retrô no Single Board Computer Raspberry Pi. Você pode usá-lo para transformar seu Raspberry Pi em uma máquina de jogos retro.
O projeto é totalmente novo e ainda está em andamento. Portanto, não é possível baixar nenhuma imagem pré-criada para o Raspberry Pi. Mas você pode clonar o repositório GitHub e usar seu script para criar imagens do Raspberry Pi do Ubuntu para jogos retro.
Para o mesmo, você também precisará fazer o download da imagem armhf Ubuntu Server 20.04 para Raspberry Pi. De acordo com a descrição do projeto, o Ubuntu Retro Remix suporta consoles de jogos retro baseados em Raspberry Pi que incluem MegaPi, NesPi e SuperPi.
Para mais informações, você pode assistir abaixo o vídeo de Martin Wimpress, onde ele demonstra como construir máquinas de jogos retrô usando o novo Ubuntu Remix.
Ubuntu Retro Remix? Por que outra nova distribuição Linux?
Agora, a frase “Pare de fazer nova distribuição Linux” deve ter aparecido em algumas de suas mentes. Como nos últimos tempos, já vimos várias novas distribuições Linux, especialmente baseadas no Ubuntu, como o Ubuntu Unity Remix, UbuntuEd e UbuntuDDE.
Além disso, outros também estão alinhados para lançamento, como Serpent OS e Ubuntu Web. Então, você deve estar pensando: realmente precisamos de mais novas distribuições Linux. Certo?
Para saber o motivo por trás do início de um novo projeto, precisamos entender o objetivo do fundador. E para dizer a você, Martin Wimpress é um jogador retro, um consertador de Raspberry Pi e usuário/desenvolvedor do Ubuntu, que também criou o Rolling Rhino recentemente para transformar o Ubuntu comum em um lançamento contínuo.
Mesmo que ele já tenha construído alguns consoles de jogos retro Raspberry Pi usando o RetroPie, ele diz que não conseguiu aprender nada de novo fazendo isso.
Por isso, Martin iniciou esse novo projeto de remix do Ubuntu, não apenas para aprender, mas também para todos os gamers que desejam rodar jogos retrô no Pi imediatamente.
Assim, em vez de instalar o Ubuntu para Raspberry Pi e, em seguida, RetroPi, basta instalar o Ubuntu Retro Remix no seu Raspberry Pi e se divertir com os jogos retrô.