Em breve o Ubuntu MATE 22.04 terá suporte ao Flatpak por padrão e será o primeiro sabor oficial do Ubuntu a fazer isso.
O Ubuntu MATE é um sistema operacional estável e fácil de usar com um ambiente de desktop configurável. É ideal para aqueles que querem o máximo de seus computadores e preferem uma metáfora de desktop tradicional.
Com requisitos de hardware modestos, é adequado para estações de trabalho modernas, computadores de placa única e hardware mais antigo. O Ubuntu MATE torna os computadores modernos rápidos e os computadores antigos utilizáveis.
Todos os sabores do Ubuntu são fornecidos com suporte Snap pré-instalado, bem como a capacidade de usar repositórios apt regulares. O Flatpak, no entanto, é algo que os usuários precisam se esforçar para instalar posteriormente.
Mas os fãs do Ubuntu MATE que executam o próximo LTS descobrirão que não precisam, pois o Flatpak já está presente. Melhor ainda, todas as integrações de desktop necessárias com portais estão presentes e funcionando por padrão.
Ubuntu MATE 22.04 terá suporte ao Flatpak por padrão
Sim. O Ubuntu MATE 22.04 terá suporte ao Flatpak por padrão. O suporte ao Flatpak será incluído no Ubuntu MATE 22.04 pronto para uso – tornando-o o primeiro sabor oficial do Ubuntu a oferecê-lo.
Um pequeno, mas revelador passo para esta distribuição e mais uma prova da crescente importância do Flatpak entre usuários de Linux de todos os tons e gostos.
É certo que não houve nenhum grande anúncio sobre isso. Percebi que a versão mais recente do pacote ubuntu-mate-meta
na linhagem Jammy Jellyfish adiciona o Flatpak ao conjunto de pacotes padrão (ou seja, ele puxa o Flatpak quando instalado) e achei que valia a pena mencionar.
Isso é relevante? Mais ou menos, mas também não, porque enquanto o Flatpak está lá no Ubuntu MATE 22.04 … É mais ou menos isso – por enquanto, de qualquer maneira.
O Ubuntu MATE não está enviando o repositório Flathub (como o Flathub) pré-configurado ou agrupado em nenhum aplicativo Flatpak por padrão.
No momento, também não há planos para adicionar ou expor recursos compatíveis com Flatpak nas ferramentas domésticas da distribuição, como o Software Boutique.
A mudança significa que qualquer pessoa que use o Ubuntu MATE 22.04 LTS poderá carregar o site do Flathub em um navegador, clicar no link “download” para obter um arquivo .flatpakref
e, em seguida, instalar esse arquivo usando o Flatpak na linha de comando – cortando o precisa instalar o flatpak primeiro, usando o comando sudo apt install flatpak
.