Martin Wimpress, líder do Ubuntu MATE afirmou que o Ubuntu MATE 19.10 usará o GNOME MPV no lugar do VLC. Confira os detalhes dessa mudança e entenda.
Ubuntu MATE é uma distribuição derivada do Ubuntu. Sua principal diferença em relação ao Ubuntu oficial é que ele usa o ambiente de desktop MATE como sua interface padrão, que tem como base o GNOME 2.
Ubuntu MATE é um sabor bastante popular, por isso surpreendeu a todos quando anunciou que o GNOME MPV (agora conhecido como Celluloid) será o media player padrão no Ubuntu MATE 19.10.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Ubuntu MATE 19.10 usará o GNOME MPV no lugar do VLC
O aplicativo suplanta o versátil player de medias VLC, que a distribuidora MATE desktop tem fornecido desde uma pesquisa comunitária feita em 2017.
Então, por que a mudança foi feita apenas agora?
A resposta é: melhor integração de desktop.
É isso mesmo, segundo Martin Wimpress, esse é o motivo da troca. Ele também revelou as novidades sobre essa mudança na última atualização mensal do Ubuntu MATE no Patreon:
“Vamos descartar o VLC dos aplicativos pré-instalados e enviar o GNOME MPV. Em breve, o GNOME MPV será renomeado para Celluloid. As razões para mudar para o GNOME MPV são semelhantes a trocar o Thunderbird for Evolution; melhor integração de desktop.”
O tamanho é outro fator. O GNOME MPV ocupa apenas 27MB na imagem ISO, enquanto o VLC baseado em Qt5 requer mais de 70MB.
Captura de tela do GNOME MPV no Linux Mint
O GNOME MPV é um front-end MPV criado principalmente para uso na área de trabalho do GNOME Shell (ele usa a decoração do lado do cliente por padrão).
Mas, como um aplicativo GTK, o player também se integra bem com outros ambientes baseados em GTK, como o MATE e o Cinnamon.
Focado na simplicidade (o MPV normal pode ser avassalador em suas opções) o GNOME MPV possui uma interface simplificada, padrões saudáveis e suporte robusto a arquivos de mídia.
O Ubuntu MATE planeja desativar o CSD do GNOME MPV e restaurar um menu tradicional de aplicativos (que também deve ser compatível com a implementação HUD do Ubuntu MATE).
O VLC está hospedado nos repositórios do Ubuntu, então quem quiser pode continuar a instalá-lo e usá-lo.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o Museeks no Linux – um reprodutor de músicas leve e elegante
- Kdenlive 19.04.2 lançado com 77 correções para falhas conhecidas
- Ubuntu MATE 19.10 usará o GNOME MPV no lugar do VLC
- Como instalar o SimpleScreenRecorder no Ubuntu, Arch e outras distros
- Como instalar um app Instagram no Ubuntu, Debian, Fedora e derivados