Se você planeja instalar ou reinstalar o Ubuntu MATE, saiba que na próxima versão a ser lançada em abril, o Ubuntu MATE 18.04 LTS usará um novo layout padrão chamado “Familiar”. Confira os detalhes dessa mudança.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Ubuntu MATE é uma distribuição derivada do Ubuntu. Sua principal diferença do Ubuntu oficial é que ele usa o ambiente de desktop MATE como sua interface padrão, que tem como base o GNOME 2.
O projeto MATE Ubuntu foi fundado por Martin Wimpress e Alan Pope e começou como um derivado não oficial do Ubuntu, usando uma base Ubuntu 14.10 para sua primeira versão. A partir do Ubuntu 15.04 o sistema passou a ser considerado uma versão oficial do Ubuntu.
Ubuntu MATE 18.04 LTS usará um novo layout padrão chamado “Familiar”
Martin Wimpress, o principal desenvolvedor do Ubuntu MATE, anunciou que o futuro sistema operacional Ubuntu MATE 18.04 LTS usará um novo layout padrão para as novas instalações.
De acordo com Wimpress, o novo layout é baseado no layout tradicional com a barra de menu substituída pelo menu Brisk, que já foi usado em versões anteriores do Ubuntu MATE.
A decisão de substituir o layout tradicional pelo “Familiar” foi tomada devido a algumas questões técnicas quando o time de desenvolvimento tentou atualizá-lo para Ubuntu MATE 18.04 LTS (Bionic Beaver).
Vale frisar que o layout tradicional ainda estará disponível, mas não será habilitado por padrão, e não tem quaisquer alterações.
Sobre isso, Martin Wimpress, explica:
“Eu experimentei uma mudança no layout tradicional no ciclo de desenvolvimento 18.04 e isso foi recebido com alguma hostilidade e pôs em dúvida o meu compromisso com a opinião da comunidade, porque se desviou de algo que eu tinha dito anteriormente, que manteríamos o layout tradicional como padrão.”
Ubuntu MATE 18.04 LTS promete ser o melhor lançamento de todos os tempos
Além do layout padrão atualizado, o que é um movimento ousado, o Ubuntu MATE 18.04 LTS promete ser o melhor lançamento de todos os tempos. Isso porque ele terá muitas melhorias no suporte HiDPI, melhor suporte ao Menu Global, suporte GTK+ 3 para todos os temas suportados, bem como refinamentos no Software Boutique e Ubuntu MATE Welcome.
Apesar de óbvio, sem dúvida, o MATE 1.20, o ambiente de trabalho padrão do Ubuntu MATE 18.04 LTS, será o grande destaque desse release, oferecendo dezenas de melhorias GTK+ 3, melhorias para MATE Themes, MATE Sensors Applet, MATE Screensaver, MATE Panel, MATE Terminal, bem como para o gerenciador de janela Marco e para o visualizador de documentos Atril.
O Ubuntu MATE 18.04 LTS, deve ser lançado em 26 de abril como parte do sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). O sistema virá com o menu de aplicativos MATE HUD e o menu Brisk atualizado, composição do gerenciador de janelas acelerada por hardware, indicadores por padrão, além de branding e artwork atualizados.
Para experimentar o Ubuntu MATE 18.04 LTS antecipadamente, você pode baixar a versão beta agora, usando os link desse outro artigo:
Ubuntu 18.04 LTS beta lançado – Confira as novidades e baixe
Uma versão beta final também estará disponível no dia 5 de abril, para testes públicos. No entanto, esteja ciente que você não deve usar uma versão beta para qualquer atividade de produção ou em um ambiente de produção.
Conheça melhor o Ubuntu MATE
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Tema ArcMPD – um tema GTK translúcido baseado no Arc
- Como criar o símbolo Tei-gi, Yin-Yang usando o Inkscape
- Lançado antiX 17.1 com correções para Meltdown e Spectre e mais
- Ubuntu MATE 18.04 LTS usará um novo layout padrão chamado “Familiar”