A Canonical anunciou que o Ubuntu Linux já é suportado no Windows Subsystem for Linux 2 da Microsoft. Confira os detalhes dessa inusitada parceria.
O Windows Subsystem for Linux (Subsistema Windows para Linux), ou simplesmente WSL, é o nome dado a um módulo do sistema operacional Windows 10 que permite executar uma distribuição Linux dentro do Windows.
Ele serve para disponibilizar aos usuários um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, para que estes possam executar programas nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows, sem a necessidade de usar emuladores ou máquinas virtuais.
Agora, a Microsoft anunciou o Windows Subsystem for Linux 2 durante sua conferência anual Microsoft Build, e apresentou um kernel Linux capaz de fornecer todo o conjunto de funcionalidades necessárias para certificação corporativa, além de suporte a virtualização leve, trazendo o Ubuntu na WSL para o mesmo nível que os recursos do Azure e do AzureStack.
Microsoft lançou o Windows Subsystem for Linux 2 com melhorias de desempenho
yyy
Microsoft lançará um kernel Linux completo para o Windows 10
Ubuntu Linux já é suportado no Windows Subsystem for Linux 2 da Microsoft
Para completar, a Canonical anunciou que seu popular sistema operacional Ubuntu Linux agora é totalmente suportado na segunda geração da Microsoft do Windows Subsystem for Linux (WSL).
Sobre essa novidade, Kiko Reis, vice-presidente de nuvem da Canonical, disse o seguinte:
“A otimização do desempenho do Ubuntu no Azure e no WSL garante eficiência total para empresas que desenvolvem novos aplicativos Linux em plataformas Microsoft. Nosso compromisso com atualizações de segurança para a pilha completa em qualquer nuvem ou virtualização se estende naturalmente a esse novo ambiente WSL.”
- Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak
- Instale a última versão do RDesktop no Ubuntu e derivados
- Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
- Como instalar Wine no Debian e derivados
Para simplificar a experiência do desenvolvedor com sistemas de controle de versão e IDEs desenvolvidos para o sistema operacional Windows, o Ubuntu no WSL agora integra a funcionalidade de compartilhamento de arquivos do Windows, incluindo a integração do Active Directory (AD), bem como a integração com outros Serviços.
O diretor de produtos da Canonical, Stephan Fabel, disse em um comunicado que a empresa de Mark Shuttleworth trabalhou mais perto da Microsoft para certificar o Ubuntu Linux no Windows Subsystem para Linux (WSL), incluindo os contêineres Snaps, Kubernetes e Docker, para oferecer aos usuários um ambiente de computação ininterrupto para o Ubuntu.
Como dito antes, o Windows Subsystem for Linux traz uma camada de compatibilidade sobre o sistema operacional Windows 10 mais recente para permitir que os usuários executem nativamente os binários do Linux.
E agora ele possui um kernel compatível com Linux desenvolvido pela Microsoft e é compatível com vários sistemas operacionais Linux, incluindo o Ubuntu, o Debian, o OpenSuSE, o SUSE Linux Enterprise Server e o Kali Linux.
Além disso, o Windows Subsystem for Linux 2 é muito mais rápido que a primeira versão e promete suportar ainda mais aplicativos.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o editor de mapas mentais Heimer no Linux via Snap
- Ubuntu Touch OTA-9 lançado com melhorias de estabilidade
- Navegador Vivaldi 2.5 lançado com a integração Razer Chroma
- Como instalar o app de escaneamento VueScan no Linux via Flatpak
- KDE Plasma 5.15.5 lançado e marca o fim da vida da série 5.15