Se você queria usar o sistema da Canonical no notebook anti obsolescência, finalmente, o Ubuntu já funciona sem problemas no Framework Laptop.
Se você tiver a sorte de possuir a maravilha modular que é o laptop Framework, ficará feliz ao saber que o Ubuntu finalmente já funciona sem problemas no Framework Laptop nesse notebook.
Ubuntu já funciona sem problemas no Framework Laptop
Sim. O Ubuntu já funciona sem problemas no Framework Laptop. O Ubuntu, é claro, funcionou antes de agora também, mas alguns dos hardwares exclusivamente atualizáveis do laptop não eram suportados ‘out-of-the-box’.
Muitos daqueles que desejam executar a versão mais recente do LTS no dispositivo tiveram que realizar algumas intervenções manuais para obter os recursos principais, incluindo o Wi-Fi e o leitor de impressão digital, funcionando conforme o esperado.
Também foi necessário desabilitar o recurso Panel Self Refresh do display para evitar rasgos de tela e artefatos visuais deixados na tela; e um parâmetro de inicialização do kernel personalizado teve que ser definido para melhorar a vida útil da bateria do dispositivo quando adormecido.
Mas o recente lançamento do Ubuntu 20.04.4 LTS torna esses esforços discutíveis; diz-se que a versão pontual mais recente “funciona sem problemas” pronta para uso, sem a necessidade de soluções alternativas manuais.
Desde o seu lançamento no ano passado, o Framework Laptop está, compreensivelmente, recebendo aplausos à esquerda, à direita e ao centro, graças ao seu foco em desempenho, capacidade de reparo e capacidade de atualização.
Framework é um dedo do meio flexionado orgulhoso da maré da obsolescência da tecnologia, com um ethos que vai muito além dos limites dos nerds de tecnologia com consciência ecológica e no mainstream: a Time o classificou como uma das melhores invenções de 2021.
Assim como o Framework, o Ubuntu é continuamente atualizável, modular e visa transferir a agência da grande tecnologia para usuários individuais.