Em breve, o Ubuntu iniciará mais rápido, graças à compressão LZ4, um algoritmo de compressão de dados que poderá ser usado na inicialização das próximas versões do sistema da Canonical.
- Como alterar o nível de transparência do painel superior no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como adicionar um botão Show Desktop no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 20.04 LTS (ou superior) e derivados
Balint Reczey, Software Engineer da Ubuntu Foundations da Canonical, recentemente propôs a implementação da compressão LZ4 para a ramdisk inicial do Ubuntu (initramfs) em vez da compressão gzip mais antiga, que é usada em versões anteriores do sistema operacional.
LZ4 é um algoritmo de compressão de dados sem perdas que oferece velocidade de compressão e descompressão extremamente rápida.
Durante alguns testes iniciais em um laptop antigo, o desenvolvedor informou que o tempo de extração do initramfs diminuiu de aproximadamente 1,2 segundos para cerca de 0,24 segundos.
A criação dos initramfs também recebeu um aumento de velocidade de 2-3 segundos, diminuindo de aproximadamente 24 segundos para cerca de 21 segundos, apesar dos arquivos initramfs serem um pouco maiores.
Ubuntu iniciará mais rápido! Mais qual deles?
Se você planeja atualizar para o próximo sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), são grandes as chances de que seu computador irá inicializar um pouco mais rápido graças à implementação de um algoritmo de compressão mais forte para a ramdisk inicial.
Enquanto o Ubuntu 18.04 LTS será o primeiro a ser lançado com a opção de compactação LZ4 para os initramfs, o recurso não será ativado por padrão. Então você terá que habilitá-lo manualmente, se desejar que seu computador Ubuntu seja inicializado um pouco mais rápido do que o normal.
A Canonical planeja habilitar a compactação LZ4 para os initramfs por padrão no Ubuntu 18.10, que deverá ser lançado em outubro de 2018.
Sobre o assunto, Balint Reczey, disse o seguinte:
“Com base nos resultados, planejo adicionar o suporte à compactação LZ4 às ferramentas initramfs conforme solicitado no LP: #1488620 nos próximos dias, sem configurá-lo como padrão, e proponho definir LZ4 como padrão para o Ubuntu 18.10”
Como nem tudo é perfeito, parece que o algoritmo de compressão LZ4 gera arquivos initrd um pouco maiores, mas o desenvolvedor informa que isso não afetará os futuros lançamentos do Ubuntu, devido à capacidade do gerenciador de atualizações de remover os kernels antigos para impedir que o diretório /boot fique cheio de arquivos initramfs e kernels indesejados.
Na semana passada, outro engenheiro da Canonical propôs a implementação do algoritmo de compressão sem perda Zstd do Facebook, para os sistemas de gerenciamento de pacotes de linha de comando dpkg e apt, o que aceleraria a instalação do Ubuntu em cerca de 10% com configuração padrão, ou até 40% se quando a biblioteca “eatmydata” (projetada para desativar fsync e pacotes relacionados) estiver envolvido .
Para saber mais detalhes sobre a implementação do algoritmo de compressão sem perda Zstd do Facebook, nos sistemas de gerenciamento de pacotes de linha de comando dpkg e apt, leia esse artigo:
Canonical irá implementar compressão zstd nas futuras versões do Ubuntu
Confira a proposta de implementação da compressão LZ4 no initramfs do Ubuntu
Para saber mais sobre esse assunto, leia a proposta feita por Balint Reczey.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Confira as principais novidades do futuro Ubuntu MATE 18.04 LTS
- Ubuntu iniciará mais rápido, graças à compressão LZ4
- NetBSD 7.1.2 lançado – Confira as novidades e baixe