A Microsoft anunciou que em breve será possível encontrar o Ubuntu, Fedora e OpenSUSE na Windows Store, e com isso, instalar essas distros no Windows.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
- Como instalar o Sunshine no Linux via Flatpak
- Como instalar o Spotify no Fedora Linux e derivados
- Como instalar o cliente YouTube Music AudioTube no Linux
- Como instalar o SysDVR-Qt no Linux via Flatpak
Na atual fase de amor entre a Microsoft e o Linux, já é possível instalar o Ubuntu dentro do Windows. Agora, a empresa aproveitou sua conferência anual para desenvolvedores e anunciou que em breve, os usuários de seus sistema encontrarão o Ubuntu, Fedora e OpenSUSE na Windows Store.
O anúncio se resume a uma frase: “A Microsoft diz que está trabalhando com o SUSE e o Fedora para trazer suas distro Linux para a loja do Windows”.
Ubuntu, Fedora e OpenSUSE na Windows Store
É isso mesmo, o Ubuntu não é mais a única distribuição Linux suportada pela Microsoft. A empresa diz que está trabalhando com o SUSE e o Fedora para levar essas distribuições Linux para a Windows Store no topo do seu Windows Subsystem para Linux (WSL), a parte do sistema que permite a execução do Linux dentro do Windows.
De acordo com o anúncio, os usuários do Windows serão capazes de baixar essas distro Linux da Windows Store no Windows 10 a partir do outono americano (que este ano começa no dia 22 de setembro), e mais, será possível executar várias distribuições ao mesmo tempo.
De qualquer forma, a Microsoft diz que “o WSL sempre foi projetado para ser distro-agnóstico e esta é a primeira vez que estamos exercendo este aspecto do sistema”.
É importante lembrar que, embora você possa “instalar” o Ubuntu, o Fedora e o OpenSUSE a partir da Loja do Windows, você não estará instalando uma distribuição Linux com ambiente de desktop gráfico, servidor de exibição e conjunto de aplicativos X11 (mas já teve gente tentando fazer isso).
Na prática, o que você obtém é um espaço de usuário e ambiente de desenvolvimento Ubuntu/Fedora/ OpenSUSE completo no Windows, sem a sobrecarga de virtualização ou emulação, funcionando em paralelo com suas ferramentas Windows, e apenas isso.
E o que você achou dessa nova fase do relacionamento da Microsoft com o Linux? É bom ou ruim? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir o assunto.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- NethServer 6.9 já está disponível para download! Baixe agora!
- Ubuntu, Fedora e OpenSUSE na Windows Store? Como é que é?
No Post found.